O que é o Imposto Único de Circulação?
O Imposto Único de Circulação (IUC) é um imposto que todos os automóveis, motociclos e outras viaturas a motor têm de pagar devido ao seu impacto ambiental e rodoviário. Como tal, o IUC varia consoante a categoria dos veículo, a idade do automóvel, a cilindrada, o tipo de combustível e as emissões de CO2.
Quando se paga o IUC?
O IUC é pago todos os anos até ao último do mês da matrícula. Tenha em atenção vai continuar a pagar IUC mesmo que o veículo não esteja em circulação nem tenha ido à inspecção. O pagamento vai aparecer no seu Portal das Finanças e vai receber um aviso via carta ou email. Ao criar o documento único de cobrança (DUC), no Portal, o pagamento fica imediatamente disponível via MBWay, Multibanco ou referência Payshop. Por último, pode sempre deslocar-se a qualquer secção das finanças para fazer o pagamento.
Quanto se paga de IUC?
O primeiro passo é saber a categoria do seu carro. A maioria dos automóveis inclui-se nas categorias A e B:
- Categoria A, que inclui os automóveis ligeiros de passageiros e utilização mista, com peso até aos 2500 kg, matriculados em Portugal ou no país da UE entre 1981 e 2007.
- Categoria B, automóveis de passageiros, com utilização mista ou para transporte de mercadorias, com um peso entre 2500 e 3500 kg, matriculados até 2007.
- Categorias C e D, automóveis para transporte de mercadorias com peso superior a 2500 kg.
Depois, tudo varia consoante os factores que já mencionámos acima, incluindo o tipo de combustível e cilindrada. Veja aqui as tabelas de IUC para 2020.
Se continua a ter dúvidas sobre a documentação automóvel ou com os seguros (que são igualmente obrigatórios), consulte um especialista que possa tratar de toda esta burocracia por si.
Comentários