Dicas para organizar a montagem da IKEA
Os móveis do IKEA têm muitas vantagens. Oferecem design por um preço acessível, são práticos, versáteis. Mas nunca vão ser conhecidos por serem fáceis de montar. Têm sempre imensas peças e parafusos, trazem sempre uma única chave de Allen para montar tudo, e as instruções são sempre parcas. Por isso, aqui ficam algumas dicas para organizar a montagem da IKEA.
1.Leia as instruções antes de começar
A primeira das dicas para organizar a montagem de móveis do IKEA é ler as instruções todas antes de começar. Isto permite-lhe antever se vai precisar de mais alguma ferramenta, se vai precisar de ajuda de outra pessoa a determinada altura, ou até telefonar para a linha de apoio se tiver alguma dúvida. Além disso, também convém confirmar se é um móvel que deve ficar fixado à parede ou não.
No caso de querer fixar o móvel à rede, precisa de um berbequim, buchas e parafusos.
2. Organize as ferramentas e peças
Passemos agora para a segunda dica para organizar a montagem de móveis IKEA. Depois de ler as instruções, certifique-se que tem todas as ferramentas necessárias à mão. Apesar do IKEA trazer umas chavinhas para montar, convém ter um chave de fendas, um aparafusador (o próprio IKEA vende um kit com aparafusador a um preço muito acessível) e um martelo à mão.
3. Prepare o espaço de trabalho
A seguir, disponha todas as peças no chão. Na maioria dos móveis do IKEA é muito fácil confundir as peças. Portanto, abra a embalagem toda e junte os ‘A’ com os ‘A’, os ‘B’ com os ‘B’ e por aí em diante. A seguir, disponha todas as peças no chão para encontrar tudo o que precisa com facilidade. (Aliás, por isso é que é recomendável montar móveis IKEA num espaço amplo.)
4. Monte o móvel em cima de tapete
Outra dica para organizar a montagem de móveis do IKEA é montar o móvel em cima de um tapete ou de uma manta. Em primeiro lugar, isto evita riscar o chão da casa sem querer. Em segundo, facilita imenso virar o móvel durante a montagem, se fizer falta para encaixar peças ou reforçar parafusos. E depois, quando acabar de montar o móvel, só tem de arrastar o tapete até ao sítio certo.
5. Siga as instruções com atenção
Mesmo que um determinado passo pareça inútil, não salte nenhum passo. É muito importante seguir todos os passos com precisão e encaixar as peças assim como explicado nas instruções. Alterar um passo é o suficiente para que o móvel não fique estável. Se lhe sobrarem peças no final, volte a rever as instruções e perceba o que pode ter corrido mal. Salto algum passo sem querer? Ficou alguma peça por encaixar?
6. Trabalhe em equipa
Apesar de ser suposto ser o cliente a montar sozinho, há muitos alguns móveis do IKEA que são mais fáceis de montar em equipa. Por isso, veja as instruções e divida tarefas. Por exemplo, se estiver a montar uma cómoda, uma pessoa pode montar outra estrutura e a outra monta as gavetas. Além disso, em móveis de grandes dimensões, como roupeiros ou camas, é sempre preferível trabalhar em equipa.
7. Contrate ajuda
Outra dica importante é saber quando contratar ajuda. Se não tem as ferramentas necessárias, se é preciso mais do que uma pessoa para montar o móvel, ou se é mais seguro fixá-lo à parede, procure alguém com experiência em montar móveis do IKEA. Clique aqui para encontrar especialistas em montagem de mobiliário IKEA (se quiser, pode espreitar antes o preço da montagem de móveis IKEA).
Nos guias de instruções do IKEA nem sempre são claras ou fáceis de seguir. No entanto, se vir as instruções com atenção, reunir as ferramentas e as peças à sua volta, é possível montar o móvel e garantir que fica estável. Desde que tenha tempo, uma aparafusadora, calma e paciência, não há impossíveis. Ainda assim, se tiver a tiver dificuldades, temos a certeza que vai encontrar um especialista que possa ajudar.
Comentários