PEUGEOT E SARRAZIN CONSEGUEM A TERCEIRA POLE POSITION CONSECUTIVA

Lamy fará a partida para esta mítica corrida

Pelo terceiro ano consecutivo, o piloto Stéphane Sarrazin conseguiu qualificar um Peugeot 908 HDi FAP na pole position das 24 Horas de Le Mans, após uma volta memorável ao circuito, em 3’22’’888. Quando a corrida começar, no sábado, às 14h00 de Lisboa, os três carros da Equipa Peugeot Total arrancarão das três primeiras linhas da grelha de partida e Pedro Lamy será o primeiro piloto ao volante do 908 nº 7.

A sessão de qualificação terminou ontem às 24h00, no circuito de La Sarthe, e colocou quatro Peugeot 908 HDi FAP – três oficiais e um “privado” – no top five. Foi a primeira vez na história recente das 24 Horas de Le Mans que equipas e pilotos dispuseram apenas de uma sessão de ensaios qualificativos para tentar a pole position. Com a anulação do primeiro dia de testes e as péssimas condições meteorológicas nos ensaios livres de quarta-feira à noite, restava ainda bastante trabalho de afinações antes de se pensar na “caça” à pole.

Por isso, esta noite, a missão principal das três tripulações da Equipa Peugeot Total foi colher dados sobre os diferentes compostos de borrachas postas à disposição pela Michelin para este fim-de-semana e apurar as últimas regulações nas respectivas máquinas.

Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport: “Com todo o trabalho que ainda restava fazer, só após as 23h30 dei o meu acordo para Stéphane tentar assinar um tempo de referência. Concedi-lhe três voltas para consegui-lo e ele fê-lo em cinco… mas não lhe guardo rancor por isso”, brincava o responsável da equipa. “Sabe muito bem ver os quatro Peugeot 908 HDi FAP nos cinco primeiros lugares, mas não devemos esquecer que isto são apenas as qualificações. A única coisa que interessa é o resultado de domingo à tarde. Mas o Stéphane, os restantes pilotos e todos os elementos da equipa estão naturalmente de parabéns.”

A meia hora do fim da qualificação, Stéphane Sarrazin (Peugeot N°8) ficou a menos de uma décima de segundo do melhor tempo até ao momento. Após duas tentativas em que foi perturbado pelo tráfego em pista, a 11 minutos do fim Stéphane conseguiu a proeza de alcançar a sua 3ª pole consecutiva em Le Mans com um tempo de 3’22’’888. O piloto da Peugeot igualou assim o hat-trick de Jacky Ickx, entre 1981 e 1983. Por seu lado, Nicolas Minassian (Peugeot N°7) aproveitou para alcançar o terceiro melhor tempo, pelo que Pedro Lamy, o seu companheiro de equipa, fará a partida do 3º lugar da grelha.

O Peugeot n°9, de Brabham/Gené/Wurz, completa o top-five de uma sessão de qualificação emocionante.

Stéphane Sarrazin (Peugeot N°8): “É um excelente resultado para a equipa, mas eu, o Franck e o Sébastien estivemos, sobretudo, a trabalhar nos set-ups para a corrida. O objectivo é ter uma boa partida no sábado e fazer uma boa prova.”

Nicolas Minassian (Peugeot N°7): “Eu e o Stéphane tivemos estratégias completamente diferentes ontem à noite, já que o Peugeot N°7 e o N°9 estavam com configurações de corrida. Estou satisfeito com o trabalho que realizámos, o carro está bastante equilibrado, os pneus Michelin mostraram-se consistentes e, mesmo nesta configuração, fizemos um tempo interessante.”

Pedro Lamy Peugeot N°7: “No espírito do que a Peugeot pretendia, ontem trabalhámos no sentido de estarmos bem preparados para a corrida, por isso espero ter o carro em boas condições amanhã. Vou largar do terceiro lugar, que é uma óptima posição e espero conseguir manter o ritmo durante as primeiras horas para estarmos a lutar pelos primeiros lugares.”

Posição final na qualificação:
1. Bourdais/Montagny/Sarrazin (Peugeot N°8), 3’22’’888
2. Capello/Kristensen/McNish (Audi N°1), 3’23’’650
3. Klien/Lamy/Minassian (Peugeot N°7), 3’24’’860
4. Boullion/Pagenaud/Tréluyer (Peugeot N°17), 3’25’’062

Comentários

Olá Você gosta muito de velocidade assim como eu .....
Voce é ligado em formula 1 né o que vc pode me esplicar para saber melhor agradesço .....em abraço..

Mensagens populares