Peugeot Urgence - Uma estreia em Portugal
Serviço já socorreu mais de 3.000 automobilistas europeus
O serviço Peugeot Urgence, exclusivo do grupo PSA, acaba de estrear em Portugal com o lançamento dos novos modelos da Peugeot, o crossover 3008 e o 308 CC. Este serviço inovador de emergência localiza exactamente a viatura em caso de acidente e desencadeia os mecanismos de socorro. É proposto pela Marca, sem limite de duração, em todos os modelos com sistema telemático com módulo GSM.
O serviço Peugeot Urgence, exclusivo do grupo PSA, acaba de estrear em Portugal com o lançamento dos novos modelos da Peugeot, o crossover 3008 e o 308 CC. Este serviço inovador de emergência localiza exactamente a viatura em caso de acidente e desencadeia os mecanismos de socorro. É proposto pela Marca, sem limite de duração, em todos os modelos com sistema telemático com módulo GSM.
Peugeot Urgence é um serviço de urgência oferecido a todos os clientes que adquiram um veículo novo, equipado com os sistemas telemáticos WIP Com e WIP COM 3D. Numa situação de emergência, permite a localização exacta da viatura e a intervenção rápida dos meios de socorro adequados, tendo atendimento permanente, 24h/dia e 7 dias/semana.
Vantagem de segurança importante para os ocupantes de automóveis Peugeot, este serviço actua de forma automática em caso de acidente, se houver disparo dos elementos pirotécnicos do veículo (airbags ou pré-tensores dos cintos). O serviço pode ser igualmente activado, de modo manual, pressionando o botão SOS, no caso de outro tipo de situações de emergência.
Desde que esteja inserido no rádio-telefone um cartão SIM válido de um operador de telecomunicações móveis, e existindo cobertura de rede, o sistema envia automaticamente uma mensagem SMS para a equipa de assistência Peugeot Urgence, em simultâneo com a realização da chamada de voz. Esta mensagem, que permite desencadear o auxílio, inclui dados como a identificação precisa da viatura, a sua localização, o sentido da marcha e o tipo de chamada, manual ou automática.
A partir deste momento, a plataforma de assistência comunica com os ocupantes do veículo, avalia a situação e, caso se justifique, informa os serviços de emergência adequados, como os bombeiros ou o INEM, fornecendo-lhes as informações vitais (tipo de ocorrência, gravidade, localização do automóvel, modelo, etc.) para acudirem rapidamente ao local. Se não houver resposta por parte da pessoa acidentada, os socorros serão enviados de imediato, reduzindo significativamente os tempos de intervenção.
Este serviço de segurança terciária insere-se na estratégia da Peugeot de procurar constantemente a maior segurança para os seus automóveis e ocupantes. Seja na vertente passiva, dotando os modelos de avançados elementos estruturais de absorção de energia, na vertente activa, com os airbags inteligentes, ou mesmo na vertente dinâmica através de chassis ágeis e seguros, e de sistemas de ajuda à condução.
Actualmente, e além de Portugal*, o serviço encontra-se activo em Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, sendo prestada assistência em português nestes países. Desde o seu lançamento em 2003, o Peugeot Urgence já permitiu socorrer mais de 3.000 utilizadores na Europa, 1.500 dos quais através de chamada automática. No total, circulam aproximadamente 350.000 automóveis equipados com o sistema.
Refira-se que este serviço pode ser activado em qualquer modelo da marca, desde que tenha incorporado um sistema de navegação com um telefone móvel integrado (sistemas RT3, RT4, RT5/ WIP Com e WIP Com 3D).
O serviço é gratuito para viaturas novas, ficando apenas a cargo do cliente o custo das chamadas telefónicas e do envio de mensagens SMS, de acordo com o tarifário contratado com o seu operador de telecomunicações móveis. No caso de viaturas usadas, será necessário apenas proceder à parametrização do sistema.
* Excluindo a Região Autónoma dos Açores, por ainda não se encontrar cartografada. Prevê-se a sua inclusão no decurso deste ano.
Comentários