Automassagem: técnicas simples para fazer em casa

Toda a gente gosta de uma massagem, mas dificilmente podemos ir a um massagista todos os dias. No entanto, a automassagem é uma alternativa simples, rápida e prática de relaxar no dia a dia, aliviar as dores musculares e desfrutar de todos os benefícios das massagens. Vejamos então algumas técnicas de autocuidado para tratar aquelas dorzinhas mais chatas nas costas, no pescoço, o inchaço na barriga, nos pés e nos tornozelos. 



Técnicas simples de automassagem para fazer em casa 


1. Automassagem nas costas


Há muitas situações que causam dores nas costas ou contrações musculares. Ficar muito tempo sentado, seja no trabalho ou nos transportes, por exemplo. Ou, pelo contrário, fazer um grande esforço físico, como carregar pesos Para aliviar essas dores, experimente um exercício simples. 


Primeiro, posicione uma bola entre suas costas e o encosto da cadeira. Depois, mova o seu corpo para cima e para baixo. A seguir, mude para movimentos circulares. Repita esses movimentos em diferentes áreas das costas, evitando a coluna. Embora pareça simples, uma cadeira e uma bola podem fazer toda a diferença.


2. Automassagem na cabeça


Para fazer uma automassagem na cabeça, coloque os polegares na parte de cima das maçãs do rosto, perto das orelhas. Agora, aplique pressão suavemente, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Continue a fazer círculos, movendo as mãos ao longo da linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.


Massajar a cabeça ajuda a relaxar no fim do dia e libertar a tensão. Se também massajar  o couro cabeludo, pode estimular o crescimento capilar, além de aliviar dores de cabeça. Além de usar as mãos, também há massajadores para o couro cabeludo à venda nas principais lojas de cosmética e até nos supermercados. 


3. Automassagem cervical, na nuca e no pescoço


Ora aqui está outra técnica simples de automassagem para fazer em casa. Posicione o braço direito na frente do peito e deixe a mão na nuca. A seguir, incline a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos pela linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro. Repita os movimentos várias vezes e troque com o braço esquerdo.


Se mesmo assim sente tensão, experimente outra técnica de automassagem nas costas.  Coloque os pulsos na base do pescoço e coloque os dedos de ambos os lados da coluna. Agora, massage os músculos com a palma das mãos, puxe para cima e pressione com os dedos. Repita no pescoço e nos ombros.



4. Automassagem facial


A automassagem facial é uma técnica simples que pode fazer em casa. Ajuda a relaxar, estimula a elasticidade da pele e torna-a mais viçosa. Comece por deslizar os dedos pelo rosto em movimentos retos e circulares. A seguir, partindo do centro da testa, massaje para fora com a palma da mão.  Para o contorno dos olhos, bata suavemente com a ponta dos dedos no osso, seguindo o contorno dos olhos. 


Esta técnica pode ser ainda mais eficaz se combinar a massagem com um creme hidratante a base de óleos vegetais. Os óleos essenciais não só promovem a hidratação da pele, como têm um efeito relaxante. A hortelã, a lavanda, as amêndoas doces e outras plantas até ajudam a dormir melhor! 




5. Automassagem para os tornozelos inchados


A má circulação é uma das principais causas de inchaço nas pernas. Se costuma ter os tornozelos inchados, experimente esta técnica simples.  Sente-se numa cadeira, de forma a que os seus joelhos fiquem dobrados e permitam que alcance os seus tornozelos. Agora, descanse as palmas das mãos no chão. Lentamente, massage a pele para cima com as palmas das mãos, dos pés até o joelho.


6. Automassagem nas mãos


As mãos exigem um cuidado especial. A pele das mãos estraga-se com os detergentes, com o trabalho doméstico, com os produtos de limpeza. Depois de um dia longo de trabalho, também pode sentir os pulsos e as mãos cansadas. Nesse caso, hidrate com um óleo essencial e faça um pequeno ritual de automassagem. 


Coloque o polegar no centro da palma da mão e faça movimentos circulares com um pouco de pressão. A seguir, segure as suas mãos nas costas, movendo-as suavemente de um lado para o outro. Forme um anel com os dedos e pressione dedo por dedo. Por fim, mova a mão para cima e para baixo, segurando-a pelo pulso. Melhor?


7. Automassagem nos ombros


Para massajar os ombros, posicione os dedos da mão direita sobre o ombro direito (o trapézio superior ficará embaixo da palma). Contraia o trapézio superior três vezes e, em seguida, role os dedos sobre o músculo, começando de fora e indo em direção à base do pescoço. Repita esta técnica no lado esquerdo. 


8. Automassagem nos pés


Comece por se sentar numa cadeira confortável com os pés descalços ou com meias. Depois, posicione a bola de tênis sob seu pé. Role a bola para a frente e para trás, do calcanhar aos dedos do pé, usando uma pressão moderada. Se tiver uma área especialmente dorida ou sensível, role a bola em pequenos círculos. 


Se mesmo assim não for suficiente, pode usar a Fixando para encontrar o melhor
preço das massagens e encontrar spas em todo o país. Clique aqui para encontrar massagens em Aveiro, por exemplo.

Comentários

Mensagens populares