Como descalcificar uma torneira?
As máquinas de café têm kits de descalcificação. Porquê? Porque a água da torneira em muitas zonas do país tem excesso de calcário. Mas se há esse risco para as máquinas de café, o que dizer das torneiras? As torneiras, evidentemente, também estão em risco de ficarem com excesso de calcário. O único problema é que as torneiras, ao contrário das máquinas de lavar e das máquinas de café, não vêm com kits de descalcificação. Por isso, pus-me a investigar como descalcificar uma torneira e deixo-vos aqui o que descobrir!
Quais são os sinais de uma torneira calcificada?
Quando a máquina de lavar a roupa começa a ganhar calcário, é possível observar as marcas no tambor da máquina e no interior. Porém, com as torneiras é mais difícil fazer o diagnóstico. No entanto, quando as torneiras começam a ganhar muito calcário, a aparência do metal pode começar a mudar. Outros sinais de que a torneira está calcificada são as alterações no fluxo da água. A torneira pode perder pressão de água ou ter um jacto irregular, por exemplo.
Passo a passo para descalcificar a torneira
Antes de iniciar o processo de descalcificação, é aconselhável desligar a água que alimenta a torneira, caso pretenda desmontá-la para uma limpeza mais aprofundada. Caso não o deseje fazer, pode proceder com a água ligada. Como para tirar o calcário vamos precisar de produtos extremamente ácidos, como o limão ou o vinagre, tente proteger os objectos que estão à volta (incluindo a bancada da cozinha, se for de mármore ou de outra pedra sensível). A limpeza da casa de banho exige o mesmo cuidado.
1. Aplicar vinagre ou sumo de limão na torneira
O vinagre de vinho branco branco é um descalcificante natural. Devido ao seu pH extremamente ácido, é capaz de dissolver o calcário. Em alternativa, se não tiver vinagre em casa, pode usar sumo de limão para descalcificar a torneira. Para aplicar tanto o vinagre ou o sumo de limão, escolha um destes dois métodos:
Método do saquinho com vinagre: encha um pequeno saco plástico com vinagre branco (ou sumo de limão) e coloque-o à volta da torneira, de forma a submergir a ponta da torneira. Fixe o saco com um elástico ou fita adesiva, de modo a que o líquido se mantenha em contacto com a zona calcificada. Deixe atuar durante, pelo menos, uma hora. Para calcificações mais graves, pode deixar o vinagre ou o limão a agir durante toda a noite.
Método da imersão na taça: se for possível desenroscar a ponta da torneira, mergulhe-a numa taça com vinagre ou sumo de limão. Este método é particularmente eficaz se a acumulação de calcário for enorme. Deixe a peça submersa entre 30 minutos a uma hora – ou mais tempo, se necessário.
2. Escovar e limpar os resíduos
Após o tempo de espera, remova o saco ou retire a peça da solução de vinagre (ou limão). Com uma escova de dentes velha, esfregue as áreas onde o calcário estava mais acumulado. A acidez do vinagre ou do limão deve ter dissolvido grande parte do calcário, por isso não deve apresentar muita resistência à escova. Se ainda houver manchas resistentes, compre um produto anti-calcário no supermercado e siga as instruções.
3. Enxaguar e secar
Depois de remover o calcário, enxágue bem a torneira com água limpa para garantir que não ficam resíduos de vinagre ou limão, uma vez que a acidez pode danificar o metal se a exposição for muito prolongada. Se desmontou alguma peça, volte a colocá-la no lugar. Para finalizar, seque a torneira com um pano macio, evitando manchas de água.
Descalcificar uma torneira é uma tarefa mais simples do que parece. O vinagre de vinho branco ou sumo de limão são métodos económicos e ecológicos que proporcionam resultados eficazes. No caso destes produtos falharem, experimente o produto mais forte que esteja à venda no supermercado. Além de manter as torneiras a funcionar corretamente, uma limpeza regular preserva o seu aspecto e aumenta a sua vida útil.
Se mesmo assim o problema não resolver, é melhor procurar canalizadores em Lisboa. É possível que haja outro problema com a canalização, algo mais profundo, e que exige um cuidado maior. Ainda assim, quando mais depressa chamar um canalizador, mais complicações vai evitar no futuro. Todos sabemos que chamar um canalizador em Lisboa “de urgência” sai muito mais caro!
Comentários