Estratégias de Crescimento de Negócios para o Novo Ano
O início de um novo ano é uma oportunidade para renovar e expandir os horizontes dos negócios. Porém, não basta ser um ano novo para que os novos negócios apareçam! É crucial desenvolver estratégias de crescimento para o novo ano. Veja aqui algumas das nossas ideias para expandir o seu negócio e dar um ‘boost’ à sua carreira.
Chegar a novos clientes
Não há negócios sem clientes. Por isso, é importante alargar os seus canais de venda e explorar novas formas de conseguir ‘leads’ (potenciais clientes), sobretudo através dos canais digitais. Uma das nossas sugestões de como conseguir clientes é criar um perfil na Fixando, especialmente se presta serviços.
Os clientes publicam um pedido na plataforma. Se prestar um serviço que corresponda ao pedido, vai receber essa notificação. Depois só tem de apresentar um orçamento e discutir as condições com o cliente. Se o seu orçamento para marketing é muito limitado, é uma boa solução para fazer crescer o seu negócio.
Pedir avaliações a clientes anteriores
Hoje em dia, ninguém faz uma compra ou contrata um serviço sem procurar avaliações de antigos clientes. Por isso, é muito importante pedir avaliações aos seus clientes antigos. Envie um email a pedir que deixem uma avaliação no Google Maps, no seu perfil da Fixando ou no Trustpilot.
Trabalhe na apresentação do produto
Se não se dedica a um serviço, mas sim à venda de produtos, é importante fazer um ‘proof of concept’ e trabalhar na apresentação do seu produto. Por isso, mesmo que o seu foco seja o online, recomendamos que faça mercados e apresentações ao vivo para perceber qual é a reacção e quais são as dúvidas das duas “leads”.
Saber aquilo que suscita mais interesse no cliente (por exemplo, imagine que vende sapatos, destaca o conforto? O design? Ou serem impermeáveis?) permite-lhe usar isso em campanhas futuras e ser mais incisivo com a sua comunicação no futuro, mesmo que seja noutros canais.
Diversificação de produtos e serviços
Outra estratégia de crescimento eficaz é a diversificação do portfólio de produtos ou serviços. Pode oferecer um produto ou serviço relacionado com o que já faz, para aumentar a probabilidade de ‘upselling’ e maximizar a base de contactos que já tem. Por exemplo, se vende roupa, comece a oferecer também serviços de costura.
Invista na sua presença online
Investir em estratégias de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo, pode aumentar a visibilidade do seu site, gerar leads qualificados e impulsionar as vendas. No entanto, como já sabe, também pode usar a Fixando para alcançar esses objetivos.
Inovação tecnológica
A adoção de tecnologias inovadoras pode ser um factor decisivo para se diferenciar dos seus concorrentes. Ferramentas como inteligência artificial, a automação e análise de dados oferecem oportunidades para melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Veja como as farmácias têm máquinas para ir buscar os medicamentos mais rápido, por exemplo.
Parcerias estratégicas com outras empresas e influenciadores
Estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores pode abrir novas portas para o crescimento. As colaborações com outras empresas podem resultar em sinergias que beneficiam ambas as partes. Por outro lado, os influenciadores podem ajudar a chegar a um novo público.
Internacionalização
Outra estratégia para o crescimento dos negócios para o novo ano é expandir os negócios para mercados internacionais. Embora seja uma estratégia ousada, também tem potencial para ser muito lucrativa. Felizmente, com a internet, mercados e feiras internacionais, há muitas oportunidades para expandir o seu negócio.
Como vê, há muitas estratégias de crescimento de negócios que pode tentar no ano novo. Desde aumentar a sua presença online e internacionalizar a sua marca até criar parcerias estratégicas, o importante é chegar a novos públicos e ter mais pedidos de contacto. Se trabalha por conta própria, pode ser positivo ter um olhar mais isento e encontrar um coaching de carreira para definir uma estratégia.
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