Como aprender a andar de bicicleta




Não sabe andar de bicicleta? Não desespere, porque não é assim tão difícil. Mesmo que já seja adulto, siga estas dicas para aprender a andar de bicicleta:


1. Uma bicicleta e um capacete


Ainda não sabe andar, mas acha-se um super herói? Antes de começar a aprender, arranje uma bicicleta adequada à sua altura, ao tipo de piso em que vai andar (cidade, campo, estrada) e um capacete para se proteger.


2. Experimente num local tranquilo


Agora que já tem a bicicleta e o capacete, experimente começar a andar num local tranquilo, plano e sem trânsito. Pode ser num parque ou numa garagem, por exemplo. Tente virar e travar a bicicleta e ajuste a altura do assento para se sentir cómodo e confiante.


3. Primeiro exercício: tente equilibrar-se


Se estiver com um acompanhante, o deixar que o empurre mantendo os pés no chão para se habituar ao movimento. Se estiver sozinho, sente-se na bicicleta e empurre com os pés. Assim vai encontrar um ponto de equilíbrio.

4. Segundo exercício: agora sem pés


Agora, e devagar, tente equilibrar-se sem ter os pés no chão. Não se preocupe se não conseguir à primeira! Mas tente tirar os pés do chão para se tentar equilibrar. Aos pontos, vai ganhar confiança… e velocidade.


5. Aprenda a travar


Se já sabe a andar, precisa de aprender a travar. A travagem numa bicicleta faz-se através dos dois manípulos do travão (o esquerdo acciona o travão dianteiro, enquanto o direito controla o traseiro). Evite travar enquanto vira para não cair!


6. Pedalar, pedalar, pedalar


Já consegue equilibrar-se e travar? Então, toca a pedalar! Tente percorrer uma pequena distância sem pôr os pés no chão. Depois de conseguir pedalar num sítio plano, experimente num local ligeiramente inclinado.
 
Está a tentar aprender a andar de bicicleta? Então, procure um professor na Fixando. Clique aqui para encontrar aulas de bicicleta ou aulas de bicicleta no Porto.

Comentários

Mensagens populares