Que documentos é obrigatório ter e trazer no carro?


Sabia que pode apanhar uma multa de 60€ por cada documento obrigatório que não traz no carro? Para evitar que a próxima operação stop também faça stop às suas poupanças, fique a saber quais são todos os documentos que é obrigatório ter e trazer no carro.


Documentos do Condutor


  1. Documentos de Identificação Pessoal. Todos os condutores devem ter consigo um documento de identificação pessoal, seja o cartão de cidadão, bilhete de identidade (se tiver um BI vitalício), passaporte (no caso de condutores estrangeiros) ou o cartão de contribuinte.
  2. Carta de Condução. Além da identificação pessoal, o condutor deve ter sempre consigo a sua carta de condução ou carta de condução internacional. Se tem uma carta de condução internacional, pode usá-la nos primeiros 180 dias após a entrada em território nacional.

Documentos do Automóvel


  1. Documento Único Automóvel (DUA). O documento único automóvel/ certificado da matrícula veio substituir o velhinho livrete. Se ainda não fez a mudança, tenha sempre consigo o livrete e o título de registo de propriedade. Os condutores devem ter sempre este documento para evitar multas.
  2. A Ficha de Inspecção Obrigatória. Outro documento que é obrigatório trazer no carro é a ficha de da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), com todos os detalhes sobre a última vistoria do automóvel. Veio substituir o selo da inspecção, que deixa de ser obrigatório. Enquanto o DUA é válido a nível Europeu, a inspecção só é válida para cada país. Por isso, se tem um carro um matrícula internacional, pode contratar uma agência de documentação automóvel para legalizar o veículo em Portugal e evitar multas.
  3. Certificado de Seguro Automóvel. Se tem a identificação do automóvel (DUA) e a ficha da inspecção, só lhe fica a faltar mesmo o certificado de seguro. Também precisa de ter o dístico do seguro no vidro da frente – a multa varia entre os 125 e os 250€. Dístico GPL. Se o seu automóvel é a GLP, deve ter este dístico no pára-brisas. Já agora, no caso de estar curioso sobre quanto custa fazer esta alteração, veja aqui o preço de outros serviços.

Comentários

Mensagens populares