Como fazer a manutenção aos estofos do assento do seu carro?




Conhece aquela sensação de se sentar ao volante… e afundar-se no assento? Mais do que uma vez já fez ajustes ao assento ou colocou uma almofada para chegar ao volante? As suas costas nunca estão confortáveis enquanto conduz? Então, temos várias notícias para si. A primeira é que o seu problema não é raro. A segunda é que tem uma solução simples: estofar os assentos do seu carro. A terceira é que estofar o seu carro de novo não tem de ser caro.


Chega de boas notícias? Vamos ver melhor como é que pode fazer a manutenção aos estofos do seu carro.

  • Estofos de couro. Muitos carros têm assentos revestidos a couro, que exigem uma manutenção um pouco mais cuidada. A pele deve ser sempre limpa e hidratada com produtos próprios (encontra à venda em qualquer supermercado) ou, no caso da pele com um tratamento de impermeabilização, com um detergente suave (por exemplo, para lãs ou roupa delicada). Evite deixar o carro durante longos períodos ao Sol, uma vez que isso danifica o couro.
  • Se o couro está danificado, aplique um hidratante próprio para o restaurar, incluindo óleo de rícino. Esta técnica é especialmente eficaz se o couro esteve exposto ao Sol. Caso o couro já tenha perdido a cor, pode comprar tintas próprias (que também encontra em alguns supermercados e lojas de bricolage), embora isso seja apenas um “remendo”. Se a pele está realmente estragada, pode procurar estofadores de automóveis.
  • Limpeza regular dos assentos. Uma dica válida tanto para assentos revestidos a couro, napa, vinil ou tecido. Faça a limpeza frequente dos assentos do carro com um aspirador para evitar acumular pó. Evite comer, fumar ou beber dentro do carro!
  • Limpe as manchas assim que possível. Quanto mais antiga a mancha, mais difícil será de remover. Pode ter consigo um produto de limpeza rápido (tipo detergente seco) para dissolver a sujidade e remover as manchas imediatamente. Há vários produtos deste tipo para têxteis e napas, mas alguns também são eficazes no couro.
  • Nunca molhe demasiado os assentos, já que a maioria dos assentos não absorve a água. Pelo contrário, a água vai sempre chegar ao enchimento, que pode apodrecer por dentro e “afundar”.


Comentários

Mensagens populares