Como Escolher o Primeiro Carro



Acabaste de tirar a carta? Parabéns. Mas agora falta o mais importante para não lhe perderes o jeito: o teu primeiro carro. 




Definir o orçamento 

O primeiro passo para escolher o teu primeiro carro é definir o teu orçamento limite. Isso vai definir se podes almejar a comprar um carro novo ou se deves procurar um carro usado. Há alguns carros novos mais económicos, mas o mais provável é que o mais sensato seja comprar um carro em segunda mão. O que nos leva ao segundo ponto.




Definir as tuas necessidades 

Depois de decidires qual é a melhor hipótese para o teu orçamento – um carro novo ou um carro usado – deves definir bem as tuas necessidades para escolheres o modelo que mais te convém. Vais usar o carro todos os dias? Precisas de fazer viagens de longo-curso com ele? Vais circular quase sempre sozinho, ou também com amigos e familiares?


Muitos cavalos ou poucos cavalos? 

Se vais fazer viagens muito exigentes e de médio ou longo curso, convém comprar um carro resistente, robusto, que te ofereça segurança. Para os terrenos acidentados (com muitas descidas e subidas), precisas de um carro com bastantes cavalos. 



Número de lugares 

Os carros de dois lugares podem ficar um pouco mais baratos do que os carros com quatro lugares, mas nem sempre compensam. Tudo depende se precisas de transportar materiais (e aí faz sentido comprar um carro comercial) ou se, pelo contrário, contas acabar por dar muitas boleias à tua mãe ou aos irmãos mais novos. 



A idade do carro importa?

Sim. Se precisas de um carro para circular (relativamente pouco), talvez um carro mais antigo sirva para treinares e ter mais mobilidade. Mas se precisas de um carro para uso intensivo e queres que te dure vários anos, convém não compres um carro demasiado antigo. Isto porque vai ser mais fácil e mais barato conseguires peças de reposição para os carros novos, além de que (de um modo geral) já foram pensados para serem mais eficientes e consumirem menos combustível. Para quem faz muitos quilómetros, acredita que faz a diferença! 

Comentários

Mensagens populares