Cuidados a ter ao comprar um carro em segunda mão


O barato sai caro, como nos lembra o Engenhocas Fixes. Ao comprar um carro em segunda mão - especialmente se tiver encontrado o negócio num website como o OLX, o Custo Justo, no Standvirtual ou em stands que não oferecem garantias - deve ter determinados cuidados. Caso contrário, poderá acabar por pagar mais a reparar o velho do que se tivesse comprado um novo!



Inspeccione o Exterior
O exterior pode facilmente denunciar que o carro foi usado de maneira menos própria. Faça desde logo uma inspecção rigorosa - vê alguma descontinuidade na pintura? Os painéis estão desalinhados? O desgaste dos pneus corresponde à quilometragem? As portas abrem bem? Se passou a todas estas perguntas, então partimos para o passo seguinte,


Inspeccione o Interior
Se está interessado num carro em 2ª mão e não detecta nada de anormal no exterior, comece a analisar com cuidado o interior. Mais uma vez, veja de os estofos, o volante e os pedais condizem com a quilometragem e a idade da viatura. Depois, verifique todos os comandos do tablier - ar condicionado, rádio, painel de controlo, etc - e veja que o número do chassi (junto ao motor) é o mesmo que consta no registo de propriedade do carro.


O Test Drive
Chegou a hora da verdade! Faça um test drive ao carro. Fique atento a ruídos e vibrações anormais durante a condução e que podem denunciar problemas mecânicos. Para isto, é melhor ir no lugar de pendura. Depois, troque para o lugar de condutor: teste a resposta do carro às acelerações e às travagens. Esteja também atento à embraiagem e ao aquecimento do carro. É a última oportunidade para ver como um carro em 2ª mão se comporta na estrada.


Verifique a documentação!

Um dos maiores cuidados a ter na compra de um carro usado é verificar se a documentação está toda em ordem. O proprietário tem que fornecer a matrícula, o ano, o número de proprietários, o livro de revisões, a quilometragem, os documentos da inspecção periódica (fique atento às anomalias detectadas e à gravidade), comprovativos de pagamento do imposto de circulação e todos os outros documentos do veículo!

Comentários

Mensagens populares