Limpeza dentro dos carros: sabia que também acumulam ácaros?



Quando pensamos em ácaros, quase sempre nos lembramos dos bichinhos que se acumulam nos colchões. Mas os ácaros podem viver em qualquer sítio quente onde haja restos de pele morta. E sabe onde é que isso também acontece? No seu carro, onde provavelmente passa horas a aquecer o assento enquanto está no trânsito todos os dias. Por isso, e porque não há nada como uma boa limpeza Primaveril, hoje vamos falar da limpeza dentro dos carros.


Assentos e Estofos

Os assentos e os estofos são as zonas do carro que mais se sujam. Por um lado, há a acumulação de pele morta e de ‘bichinhos’ de que já falámos. Por outro, também se mancham muito facilmente. Uma boa ideia é ter capas removíveis e laváveis em todos os assentos - pode lavá-las de duas em duas semanas ou pelo menos uma vez por mês e o seu carro ficará sempre impecável.


Se não tem estas capas, então a higienização passa por aspirar cuidadosamente o assento (incluindo as costuras!). Para lavar pode usar uma mistura de 1 parte de vinagre para 2 partes de água e bicarbonato de sódio. Molhe uma escova nesta mistura e, pouco a pouco, escove os assentos na totalidade para remover as manchas. Se a mancha for fresca, pode deitar apenas o vinagre directamente.

Cinzeiro e Caixote do Lixo

Outras duas zonas que, muitas vezes, só passamos “ao de leve” quando fazemos limpezas dentro do carro. Os espaços onde vamos deixando o lixo (papéis, tralha, restos de embalagens) e o cinzeiro do carro devem estar sempre limpos. Os fungos e as bactérias também se podem acumular nestas zonas, mesmo que habitualmente deixe o lixo no porta-luvas fechado e longe da luz solar.

Limpeza a Vapor

Se suspeita que tem mesmo ácaros, fungos, bactérias ou pragas a proliferar dentro do seu carro, então só uma limpeza profunda dentro do carro poderá ajudar. O melhor é procurar um especialista em limpezas de carros e apostar numa limpeza a vapor a 60º C - a temperatura mínima para matar os ácaros. Nunca é demais ter cuidado com a nossa saúde!

Comentários

Mensagens populares