Cuidados a ter na compra de carros em 2ª mão

Comprar um carro em 2ª mão pode ser um excelente negócio, mas há algumas precauções que deve tomar antes de começar a fazer um uso intensivo do automóvel. Ainda durante o processo de compra, convém ficar atento a alguns dos problemas mais comuns em carros usados. Depois, convém sempre fazer uma revisão geral com um mecânico ou numa oficina de reparação de automóveis. Afinal de contas, nunca se sabe se os anteriores donos estão a ser completamente honestos!


O volante e a caixa de velocidades
Um dos problemas mais difíceis de resolver (e mais dispendiosos) na reparação de automóveis é substituir a caixa de velocidades. No caso dos carros mais recentes, as peças originais costumam ser caras; nos modelos antigos, nem sempre é fácil arranjar uma que seja compatível. Em qualquer dos casos, espere gastar várias centenas de euros para arranjar uma nova caixa. Analise bem a caixa de velocidades, pressione o pedal do travão para ver se mantém a pressão e, claro, não deixe de ver se a quilometragem bate certo com o desgaste do carro.


O motor e a bateria
A última coisa que vai querer fazer é comprar um carro com problemas no motor e na bateria, especialmente quando há uma oferta razoável de carros em segunda mão que ainda estão em bom estado. Verifique se não há sinais de perdas de óleo, se o motor está demasiado sujo e a data de validade da bateria. Os bornes não devem estar oxidados nem corroídos. Lembre-se que, dependendo da causa das perdas de óleo, a reparação do automóvel pode exceder o seu custo.


Defeitos no exterior do automóvel
Nunca compre um carro sem o ver limpo e à luz do dia. É muito importante inspeccionar o carro com cuidado para detectar falhas na pintura, ferrugem e riscos, já para não falar de amolgadelas ou mossas nas portas. Mas não fique por aqui, vá aos detalhes: pára-brisas, guarda-lamas, faróis, iluminação da matrícula, piscas e todas as partes do carro expostas ao exterior. Caso algum destes itens não esteja a funcionar adequadamente, deve ajustar o preço do carro.  


Aproveite também para analisar os pneus, as portas, os vidros, a mala e o capot. Claro que os pneus gastos são uma inevitabilidade, mas em certos casos revelam outros problemas. O desgaste irregular, por exemplo, é um sinal de defeitos de suspensão. Da mesma forma, faróis ou portas mal ajustados são sinais de que o carro já teve algum acidente. De resto, compor este tipo de falhas é algo que lhe pode sair muito caro nas oficinas de reparações de automóveis, por isso esteja atento!


Ainda está com dúvidas sobre o carro que quer comprar? A DECO fez uma check list para quem está a tentar comprar carros em 2ª mão que vale a pena verificar.

Comentários

Mensagens populares