Novo Peugeot 807 2.2 HDi - Prazer topo de gama

A Peugeot acaba de renovar o monovolume 807, apostando na modernização estética do modelo, na disponibilização de novos equipamentos e num coração ainda mais potente, o 2.2 HDi de 170 cv, para reforçar o posicionamento topo de gama do modelo.

Procurando seduzir permanentemente os clientes através das suas linhas e do desenvolvimento da arte de viajar, o 807 modernizou-se ao apresentar retoques de estilo exterior, novos ambientes interiores de qualidade acrescida, equipamentos suplementares e grupos moto
propulsores performantes, com a introdução do 2.2 HDi FAP de 170 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Com estas novidades, o 807 pretende consolidar o posicionamento de monovolume dinâmico e topo de gama, capaz de responder às expectativas de utilizadores cada vez mais exigentes, independentemente da sua situação de vida.
Lançado em Abril de 2002, o 807 teve uma produção superior a 150.000 unidades, graças a argumentos que permanecem fundamentais no segmento dos grandes monovolumes:
· Uma carroçaria com duas portas laterais de correr na traseira, que facilitam o acesso a bordo, sobretudo porque dispõem de um comando eléctrico que torna a operação quase mágica aos olhos dos mais jovens;
· Uma modularidade interior que permite diversas configurações dos lugares, múltiplos espaços para arrumação de objectos, um painel de bordo de estilo e ergonomia cuidados, uma capacidade de acolhimento e de carga consequente, em resumo, um habitáculo estudado para que o 807 seja o monovolume em que «tudo é possível»;
· Ligações ao solo performantes para um comportamento e um conforto que garantam um prazer de condução em linha com as tradições da marca Peugeot;
· Uma segurança de elevado nível, resultante da estrutura de protecção dos meios de retenção(cinco estrelas nos testes EuroNCAP de protecção de adultos);
· Uma gama de motorizações vasta e moderna, em contínua evolução;
· Um estilo elegante, felino e dinâmico, imediatamente identificável, e que, no que se refere aos clientes europeus do 807, continua a ser uma das principais razões de escolha do modelo.

Estilo

· Estilo Exterior

A partir de um design exterior intemporal, os estilistas conferiram um acréscimo de modernismo e de requinte ao novo 807. Vários e subtis toques de estilo foram introduzidos na zona frontal, com ligeiras modificações das grelhas de entrada de ar, que recebem barras cromadas
horizontais e um leão de dimensões superiores. Em linha com os novos elementos cromados, os punhos das portas laterais passam a ser realizados neste mesmo material. Na traseira, o emblema da Marca passa a ocupar um espaço mais importante, enquanto que o contorno cromado da tampa da mala, de maiores dimensões, integra o lettering Peugeot.
Finalmente, o 807 adopta duas novas cores metalizadas: o azul de Rhodes e o cinzento Moondust.

· Estilo Interior

No habitáculo, os revestimentos e motivos decorativos evoluíram para corresponder às expectativas dos clientes, beneficiando o conjunto de um acréscimo da qualidade percebida.
Os materiais plásticos que compõem o painel de bordo, os forros das portas, etc… passam a ter a cor preto Mistral, as várias pegas foram objecto de um tratamento em pintura suave, enquanto que os punhos das portas, da alavanca de velocidades e os cursores dos ventiladores do painel de bordo recebem um acabamento cromado, o que contribui também para o ambiente topo de gama do habitáculo. No que respeita ao revestimento dos bancos, do painel de bordo e dos
painéis de porta, o nível de entrada de gama apresenta um novo tecido de cor cinzenta.
Na versão Navteq os revestimentos dos bancos são em alcantara e tecido de cor cinzento Matinal ou, em opção, couro. A opção couro encontra-se disponível em preto Mistral e cinzento Matinal, sendo então os painéis de porta e o painel de bordo revestidos a alcantara da mesma cor.

O Motor 2.2 HDi FAP – DW12BTED4
O motor 2.2 HDi FAP de 170 cv (125 kW) que fez agora a sua entrada na gama 807 vem coroar a oferta diesel HDi do modelo, reforçando o seu posicionamento dinâmico e topo de gama. Este motor bi-turbo distingue-se por uma elevada dotação tecnológica, que lhe proporciona um brilhantismo e um prazer de utilização dignos de cilindradas superiores, a par de um consumo e de emissões de CO2 limitados.

Assim, a gama diesel HDi do 807 declina-se da seguinte forma:
- 2.0 16v HDi FAP 136 cv (100 kW), 320-340 Nm, caixa de 6 velocidades mecânica,
- 2.2 16v HDi FAP 170 cv (125 kW), 370 Nm, caixa de 6 velocidades mecânica.

Este novo motor é um quatro cilindros de 2.179 cm3 com uma cabeça de dezasseis válvulas e duas árvores de cames à cabeça. Atinge a potência máxima de 125 kW a 4.000 rpm e o importante binário de 370 Nm a 1.500 rpm com a caixa de velocidades mecânica.
O binário e o tempo de resposta a baixo regime foram particularmente cuidados e a 1.000 rpm o motor desenvolve já 200 Nm (280 Nm a 1.250 rpm). Além disso, tem uma gama de utilização muito larga e apresenta uma grande disponibilidade a qualquer regime (ainda mais de 350 Nm a
3.000 rpm).

As principais inovações tecnológicas deste motor são a câmara de combustão de um novo tipo, o common rail (rampa de alimentação comum) de terceira geração que eleva a pressão a 1.800 bar e a presença de um duplo turbo compressor sequencial paralelo.

O motor 2.2 HDi FAP confere ao 807 excelentes recuperações, suavidade a baixo regime e um elevado conforto de condução.
Estas qualidades são espelhadas nas suas performances, já que, com caixa de velocidades manual e só com o condutor a bordo, bastam 31,4 segundos para percorrer os 1.000 metros de arranque, enquanto que a recuperação de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade se faz em apenas 9,6 segundos. A velocidade máxima de 200 km/h é atingida na relação de caixa superior.

As tecnologias deste motor e o seu resultado em termos da disponibilidade de binário a baixo regime reduzem o consumo de combustível, apresentando valores de 7,2 l/100 km em ciclo misto e permitem emissões de CO2 limitadas de 191 g/km.
Este consumo limitado, associado a um reservatório de 80 l, confere uma excelente autonomia ao 807.

O motor 2.2 HDi FAP do 807 é associado à caixa de velocidades mecânica de seis velocidades do tipo ML6C, cuja alavanca de comando se encontra idealmente implantada numa posição elevada, como sempre acontece no 807.

O ambiente

O novo 2.2 HDi FAP é exemplar em matéria de respeito pelo ambiente num monovolume topo de gama como o 807. Desde logo, pela sua concepção, o motor diesel beneficia de um excelente rendimento termodinâmico, enquanto que a injecção directa HDi melhora, ainda mais, as suas performances.

Graças à injecção a pressão muito elevada do sistema de rampa comum, a pulverização muito fina do gasóleo na câmara permite uma combustão mais homogénea e completa, de onde resulta um melhor rendimento da combustão e uma redução sensível das emissões na origem. Além disso, o funcionamento dos dois turbocompressores e o sistema de recirculação dos gases de escape contribuem activamente para a protecção do ambiente.

Mais especificamente, neste novo motor 2.2 HDi FAP, a associação da nova câmara de combustão com uma pressão de 1.800 bar permite uma redução das emissões na ordem de 30% por comparação com o motor 2.2 HDi da geração precedente.

O novo motor é associado, naturalmente, à tecnologia FAP de última geração, com filtro aditivado. Este filtro de partículas de terceira geração possui, no caso do 2.2 HDi, uma periodicidade de mudança de 180.000 km, possível graças à melhoria do aditivo e do suporte filtrante.

A acústica e as vibrações

O cárter de cilindros de parede dupla, patenteado e realizado directamente em fundição, permite melhorar significativamente as performances acústicas do motor.

Dois veios de equilíbrio rodando em sentidos opostos diminuem de forma sensível o nível vibratório, enquanto que o amortecimento dos apoios do motor e o duplo volante do motor optimizado permitem a filtragem das vibrações.

Além disto, a borboleta colocada no sistema de admissão, dotada de um tempo de resposta muito curto, é activada na fase de paragem do motor, de modo a evitar qualquer vibração durante esta fase.

A manutenção

Um cárter de óleo de grande capacidade e dividido em duas partes permite aumentar a periodicidade das mudanças de óleo para 30.000 km. No mesmo espírito, a correia de distribuição e respectivos acessórios foram concebidos e dimensionados para evitar qualquer manutenção durante a vida do veículo.
Ligações ao solo

As ligações ao solo foram adaptadas ao dinamismo do conjunto moto propulsor.

O trem dianteiro, do tipo pseudo Mc Pherson triangulado e o trem traseiro de travessa deformável do 807 constituem uma dotação de base que garante ao modelo um excelente comportamento e uma boa precisão da direcção.

Neste caso, o 807 é equipado com amortecedores traseiros e uma barra estabilizadora específicos, enquanto que as articulações traseiras dos triângulos da frente apresentam uma maior rigidez. Estas evoluções permitem ao conjunto o melhor compromisso possível entre comportamento em estrada e conforto, para uma segurança activa e um prazer de condução de elevado nível.

O 807 com esta motorização é equipado exclusivamente com jantes em liga de alumínio de 16” e pneus 215/60R16H, rodas que recebem de série um sensor de baixa pressão ou furo.

Dimensionada à altura do dinamismo do veículo, a travagem recorre a discos ventilados de 310 x 32 mm à frente, associados a prensas do tipo duplo pistão. O conjunto oferece ao 807 uma travagem forte, resistente e fácil de dosear.

Um sistema de anti-blocagem de rodas, uma repartição electrónica da travagem e uma assistência à travagem de emergência completam o dispositivo.

Como acontece em todos os 807, um sistema ESP (Electronic Stability Program) Bosch de última geração dotado de uma gestão particularmente afinada corrige qualquer sinal de sub-viragem ou de sobre-viragem.

Equipamento

As evoluções do novo 807 envolvem não só o estilo e os órgãos mecânicos, mas também o seu equipamento, com tecnologias ao serviço do condutor e de todos os passageiros, tanto ao nível da segurança, como do conforto. Assim, o 807 pode beneficiar de um kit mãos-livres Bluetooth, de um sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e de um novo sistema multimédia traseiro.

Um sistema multimédia traseiro perfeitamente integrado

Para maior prazer dos passageiros dos bancos de trás e, eventualmente, maior serenidade do condutor, existe um novo equipamento de DVD Alpine PKG-2000P, idealmente implantado ao nível da luz central de tejadilho.

Para maior conforto individual de cada um dos ocupantes são disponibilizados com o sistema dois pares de auscultadores sem cabos e um telecomando. Graças a uma entrada áudio/vídeo, as crianças, os jovens e, mais geralmente, os entusiastas de tecnologias numéricas, poderão ligar ao equipamento consolas de jogos, leitores de vídeo, computadores, câmaras fotográficas ou de vídeo, etc…

Proposto como equipamento de série em toda a gama 807, este sistema oferece assim as seguintes funcionalidades:

· 1 telecomando;
· 2 auscultadores sem fio;
· 2 entradas auxiliares de áudio/ vídeo e 1 saída áudio/ vídeo;
· 2 níveis de iluminação (Auto/ Manual);
· Entrada S-Vídeo;
· Leitor de DVD incorporado;
· Monitor LCD de ecrã WVGA a cores 10” (800´480).

O Kit mãos-livres Bluetooth

Associado ao auto-rádio, este sistema permite reconhecer um telefone móvel Bluetooth presente no veículo, captar as suas principais funcionalidades e transferi-las para o automóvel. Nessas condições, o condutor pode utilizar o seu telemóvel sem o manipular, beneficiando nomeadamente dos altifalantes do veículo.

Ajuda ao estacionamento dianteiro

Um sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro é associado à ajuda ao estacionamento traseiro na versão Navteq. Apoio precioso nas manobras de estacionamento e para segurança das pessoas, a ajuda ao estacionamento emite, através do altifalante mais próximo do obstáculo, sons mais ou menos rápidos.

Além disso, as distâncias ao obstáculo são visualizadas graficamente no écran multifunções.

De referir, finalmente, que o 807 oferece de série no Navteq o novo sistema telemático RT4. Ligado a um écran colorido e agrupando as funções áudio, GSM e GPS, o sistema integra um disco duro de 30 Gb (10 Gb disponíveis para música) que lhe permite, nomeadamente, apresentar a cartografia de toda a Europa e registar até 180 horas de música no formato MP3.

Assim, as versões do Peugeot 807 dispõem, entre outros, do seguinte leque de elementos de série:

· Nível Base
Segurança:

- 6 airbags (frontais, laterais dianteiros e tipo cortina)
- ABS com repartidor electónico de travagem
- Acendimento automático dos sinalizadores de emergência
- Direcção assistida variável
- ESP de última geração com gestão integral de travagem por roda
- Fixações Isofix (2) na 2ª fila
- Regulador e limitador de velocidade
- Sensor de baixa pressão dos pneus ou furo
- Sistema de assistência à travagem de emergência

Interior:

- Anéis de fixação no porta-bagagens + rede para bagagens com 6 ganchos
- Apoio de braços nos bancos dianteiros reguláveis em altura
- Ar condicionado automático com regulação independente esquerda/ direita e ventilação independente à frente e atrás
- Auto-rádio RD4 mono CD frontal, leitor de MP3, 8 altifalantes e comando sob o volante
- Bancos da 2ª fila: 3 independentes
- Bancos da frente rotativos a 180º
- Computador de bordo
- Espelho de conversação/ vigilância de crianças, articulado e escamoteável
- Punho da alavanca de velocidades em couro
- Volante de 4 raios, em couro, regulável em altura e profundidade
- Pack Ecrã + DVD
o Ecrã de video escamoteável com auscultadores por infravermelhos
Exterior:

- Faróis de nevoeiro dianteiros
- Frisos de protecção nos pára-choques e portas na cor da carroçaria com inserção cromada
- Jantes em liga leve 16”
- Óculo traseiro escurecido
- Pára-brisas atérmico
- Portas laterais com comando eléctrico
- Puxadores das portas em cromado acetinado
- Regulação eléctrica da altura dos faróis
- Retrovisores exteriores na cor da carroçaria e com regulação eléctrica e desembaciador
- Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente
- Vidros dianteiros e traseiros eléctricos, sequenciais e sistema anti-entalamento
- Pack Visibilidade:
o Acendimento automático dos faróis
o Limpa-vidros dianteiro automático com sensor de chuva
o Retrovisor interior electrocromático

· Nível Navteq acrescenta ao Nível Base:

- Bancos da 3ª fila: 2 independentes
- Bancos dianteiros com regulação eléctrica e aquecidos
- Barras de tejadilho transversais na cor alumínio
- Lava-faróis
- Sistema de ajuda ao estacionamento à frente e atrás
- Vidros laterais da 2ª e 3ª filas escurecidos
- Navegação a cores RT4:
o Rádio-telefone com sistema mãos-livres
o Navegação
o Leitor de CD e MP3
o Ecrã a cores 16/9
o Disco rigido 30 GB
o Cartografia Europa
o Função Jukebox (10 Gb)

Esta versão apresenta ainda a seguinte lista de opcionais:

- 3 Tectos de abrir com comando eléctrico e cortinas (Excepto Pack Ecrã + DVD)
- Alarme perimétrico e volumétrico + supertrancamento
- Carregador de 6 CD’s no porta-luvas
- Faróis de Xénon, com correcção automática da altura e lava-faróis
- Pack Couro:
o Estofos em couro cinzento ou preto
o Bancos dianteiros aquecidos
o Tomada de 12V na 2ª fila
- Rede de separação do compartimento de carga

· Preços

Com um design exterior mais apelativo, um enriquecimento do nível de equipamento e com uma nova motorização ainda mais performante, o 807 apresenta-se assim, cada vez mais, como uma excelente proposta para as famílias.

Assim, este modelo apresenta a seguinte estrutura de preços:

· 807 2.0 HDi 136 FAP - 41.545€
· 807 Navteq 2.0 HDi 136 FAP - 44.025€
· 807 Navteq 2.2 HDi 170 FAP - 46.780€

Comentários

Mensagens populares