Novo Peugeot Partner

Eficácia profissional até ao mais pequeno detalhe
Presente há mais de um século no mercado dos Veículos Comerciais, tal
como no das Viaturas de Passageiros, a Peugeot completa, com o novo
Partner, o alargamento e a renovação completa da sua gama de veículos
destinados aos profissionais, uma acção que teve início em Junho de 2006.
Esta gama passa a ser a mais jovem e a mais completa do mercado,
declinando-se através de uma oferta que propõe uma escolha de volumes
de carga que vai de 2,5 a 17 m3.
Do Bipper, pequeno e engenhoso veículo citadino, ao Boxer, o grande
furgão, passando pelo Partner e pelo furgão compacto Expert, qualquer
profissional poderá encontrar actualmente na gama Peugeot uma resposta
eficaz às suas expectativas.
Esta procura de uma oferta eficaz ao serviço dos profissionais assume hoje
plena expressão com o novo Partner.
Na sua versão de Veículo Comercial Ligeiro, o Partner foi lançado em 1995,
tendo sido produzidos mais de 761.000 exemplares, subindo o total para
1.332.000 unidades se incluirmos a versão ludospace. As vendas totais
(veículo comercial ligeiro e veículo de passageiros) registaram um
crescimento constante desde o lançamento do modelo, passando de 60.000
unidades em 1997 para mais de 150.000 em 2007.
As suas qualidades intrínsecas e as numerosas evoluções (portas laterais de
correr, remodelação e novas motorizações HDi) concorreram para fazer do
Peugeot Partner um verdadeiro sucesso.
O mercado total europeu (18 países) dos Veículos Comerciais Ligeiros
atingiu no final de 2006 um nível recorde de 1.826.000 unidades e o ano de
2007 registou ainda uma progressão de 6%. Trata-se de um mercado muito
dinâmico, suportado pela renovação dos produtos e por uma oferta cada vez
mais adaptada às necessidades de mobilidade dos profissionais.
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Neste mercado, o segmento dos pequenos furgões - o mais representado,
com 22,6% do total e 412.000 unidades vendidas em 2006 - evoluiu
fortemente ao longo da última década, passando de 351.000 unidades em
1997 para 412.000 em 2006 (+ 17,5%).
Tal como o seu predecessor, o novo Partner é produzido na fábrica de Vigo
(Espanha).
Diferenciador e perfeitamente adaptado às exigências de qualidade,
robustez, eficácia e profissionalismo dos seus clientes, o novo Partner é uma
verdadeira ferramenta de trabalho, tão polivalente como valorizante.
O novo modelo vai iniciar a sua comercialização nos principais países
europeus. Uma versão longa e uma versão estrado/cabina serão lançadas
no Outono de 2008.
· Duas silhuetas e capacidades de carga
que constituirão uma referência
O novo Partner, disponível em dois comprimentos (4,38 ou 4,63 m),
oferece prestações de referência no segmento dos pequenos furgões.
As linhas fluidas inspiram dinamismo e robustez. O desenho da parte
traseira é particularmente adaptado a uma utilização profissional e optimiza
as capacidades de carga. Assim, na versão curta, o novo Partner oferece
um volume de carga de 3,3 m3, associado a uma carga útil que pode
atingir 850 kg.
Na versão longa, o volume ascende a 3,7m3, com um comprimento útil
que pode chegar a 3,25 m.
A largura ao nível das cavas de roda (1,23 m) permite, em qualquer das
versões, receber uma palete normalizada (1,20 x 0,80 m)!
· Um tratamento cuidado e engenhoso
com uma importante inovação: o banco Multi-Flex.
Concebido até ao mais pequeno detalhe de profissional para profissional, o
novo Partner possui múltiplas soluções, práticas e engenhosas, destinadas a
facilitar a vida dos utilizadores.
Dadas as suas numerosas funcionalidades, o inovador banco Multi-Flex
assegura uma modularidade sem paralelo. Com efeito, este banco permitirá
acolher a bordo uma terceira pessoa, o que constitui uma novidade no
mercado dos pequenos furgões. Parcialmente escamoteável, o banco Multi-
Flex permite dispor de um comprimento de carga de 3 m, desde as portas
traseiras ao painel de bordo.
O novo Partner, que pode beneficiar de portas traseiras de batente
totalmente em chapa ou parcialmente vidradas, pode também ser equipado
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com duas portas laterais de correr ou com uma porta traseira com óculo de
abertura separada, tornando o espaço de carga acessível de qualquer lado,
independentemente das condições encontradas.
Também os objectos longos poderão ser transportados, graças a uma
engenhosa galeria interior que utiliza todo o comprimento do tejadilho.
No interior do veículo, os passageiros confortavelmente instalados
beneficiam de um habitáculo que oferece segurança e robustez, e poderão
ainda aproveitar os múltiplos e inteligentes espaços de arrumação
disponíveis a bordo.
· Um comportamento em estrada seguro e eficaz
em qualquer circunstância
A estrutura segura e fiável, com três vias de esforço, do novo Partner
recebe ligações ao solo que asseguram um comportamento dinâmico sem
falhas, independentemente do nível de carga. A gama de motorizações do
Partner, ampla e moderna, responderá às mais variadas utilizações. Tendo
em vista o respeito pelo ambiente, é proposta uma motorização com filtro
de partículas aditivado: 1.6 HDi FAP de 90 cv (66 kW).
Equipamentos de segurança, como os 6 airbags ou o ESP, contribuirão para
garantir a segurança dos ocupantes.
· No topo da comunicação com um inovador sistema
de gestão de parque
Veículo moderno e comunicativo, o novo Partner permite o acesso a serviços
inovadores, como é o caso do módulo telemático de gestão de parque.
Uma caixa integrada na arquitectura electrónica do veículo envia
informações em modo GPRS a uma plataforma de serviços PSA Peugeot
Citroën. Deste modo, dados como a quilometragem percorrida, o nível de
óleo ou a quilometragem disponível até à próxima operação de manutenção
são automática e periodicamente conduzidas para os gestores dos parques
automóvel dos clientes, permitindo-lhes, assim, optimizar o controlo dos
custos de exploração das respectivas frotas. O novo Peugeot Partner é o
primeiro veículo a beneficiar deste serviço inovador, comercializado
em após-venda.
Os profissionais não deixarão de apreciar a qualidade de concepção do novo
Partner, as suas prestações que constituirão uma referência no respectivo
segmento, a sua modularidade e o tratamento engenhoso de múltiplos e
práticos detalhes que tornarão muito agradável a sua utilização no dia-adia.
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Um estilo dinâmico que inspira robustez e
modernidade
As linhas fluidas e equilibradas do novo Partner conferem-lhe, ao primeiro
contacto, um aspecto dinâmico e robusto. O desenho cuidado, incluindo a
forma da célula traseira, sugere um carácter prático e uma excelente
capacidade de carga.
A sua personalidade provém, antes de mais, da linha de estilo principal que
nasce na frente do tejadilho e se prolonga através do pára-brisas muito
avançado. Nenhum ângulo vem perturbar este encadeamento que
proporciona modernidade e dinamismo ao conjunto da silhueta.
O pára-choques envolvente contribui plenamente para a percepção de
robustez, reforçada pela ampla entrada de ar, tão característica do estilo da
Marca, e a localização dos faróis de nevoeiro, posicionados na parte lateral
baixa do pára-choques, acentua a impressão de dinamismo ao alargar a
silhueta do veículo.
O parentesco com o resto da gama é confirmado pelo plano dianteiro
inclinado situado sobre o pára-choques, no qual se apoia o emblema da
Peugeot.
Os blocos ópticos, de grande dimensão, apresentam um estilo muito felino,
enquanto que o tratamento dos vários faróis retoma os códigos de estilo dos
últimos modelos da Marca. A harmonia de estilo com a grelha, que
acompanha o seu contorno, contribui para aumentar visualmente as
dimensões dos blocos ópticos.
Nos flancos, os arcos das rodas de grande dimensão e bastante salientes
introduzem um toque suplementar de robustez, enquanto que os grandes
frisos de protecção lateral amplificam a impressão de solidez que é induzida
pela silhueta global do veículo.
A zona lateral caracteriza-se também por um plano cortado no ângulo
inferior dos vidros, conferindo uma personalidade própria a esta parte do
veículo, em harmonia com o estilo dianteiro. Os vidros à face da carroçaria
contribuem, por seu lado, para a fluidez e a modernidade das linhas do novo
Partner.
A traseira, de formas ligeiramente arredondadas, oferece duas variantes de
aberturas (portas de batente ou tampa de mala) e sugere facilidade e
dimensão de carga. Os farolins, que variam em função do tipo de portas,
encontram-se posicionados na parte superior para evitar os pequenos
choques do dia-a-dia. Finalmente, as charneiras das portas de batente estão
ocultas, testemunhando a vontade da Peugeot em tratar a qualidade do
novo Partner até aos mais pequenos detalhes.
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Um volume de carga de referência
O novo Partner encontra-se disponível em duas silhuetas de 4,38 e 4,63
m de comprimento, para uma distância entre eixos invariável de 2,73
m. Em função das versões, a altura varia entre 1,81 e 1,83 m.
Estas dimensões permitem oferecer prestações de carga que constituem
uma referência no segmento e responder, deste modo, às múltiplas
expectativas dos clientes.
Na sua versão curta, as capacidades do novo Partner colocam-no,
desde logo, como líder do seu segmento.
Com efeito:
· o volume útil é de 3,3 m3
· a carga útil é de 625 ou 850 kg
· o comprimento útil é de 1,80 m, podendo atingir 3,0 m se for
escamoteada uma parte do banco Multi-Flex
· a largura útil máxima é de 1,62 m
· a largura útil ao nível das cavas de roda é de 1,23 m, o que permite
carregar uma palete normalizada
· a altura útil é de 1,25 m
· o limiar de carga é de 0,584 m.
Na versão longa, o novo Partner oferece prestações ainda
superiores:
· o volume útil é de 3,7 m3
· a carga útil é de 770 kg
· o comprimento útil é de 2,05 m, podendo atingir 3,25 m com o
rebatimento do banco Multi-Flex
Apesar de apresentar capacidades de carga elevadas, o novo Partner
conserva, ainda assim, dimensões relativamente compactas, que lhe
asseguram uma utilização polivalente e lhe permitem evoluir com facilidade
tanto no centro da cidade como nas áreas industriais.
Um espaço de carga muito profissional
O espaço de carga foi concebido com um cuidado muito particular para
oferecer facilidade de utilização e robustez. Assim, o interior é protegido
contra as agressões das cargas transportadas e as paredes laterais dispõem
de um revestimento completo abaixo da linha da carroçaria. Nas versões de
equipamento superior, o piso é protegido por um tapete sintético. Esta
preocupação de preservar o espaço de carga face aos pequenos choques
permite manter intacto o aspecto da carroçaria exterior, um vector
importante de imagem para o proprietário do veículo.
O piso dispõe de seis anéis de fixação, sólidos e práticos, que permitem
manter estável a mercadoria transportada. Em complemento, são propostos
diversos dispositivos de fixação da carga, começando por uma grelha
de protecção de cinco barras, situada por trás do banco do condutor.
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A pedido do cliente, é possível equipar o novo Partner com diferentes
variantes de divisória, cada uma delas correspondendo à resposta a
necessidades específicas:
· divisória meia altura
· divisória meia altura com grelha alta
· divisória meia altura com grelha alta e filtro insonorizante.
Estas divisórias dispõem de série de uma tampa amovível, localizada na
parte inferior, que, em conjunto com o banco Multi-Flex, permite explorar o
maior comprimento de carga possível.
Entre os aspectos práticos conta-se a segurança decorrente do
fecho/abertura selectivos das portas. Através de um botão existente no
painel de bordo, acompanhado por um avisador luminoso, é possível trancar
ou destrancar as aberturas do espaço de carga independentemente da
cabina. Este comando completa o botão de fecho centralizado das portas.
Para os profissionais que desejem aumentar a protecção contra roubo está
disponível um sistema de super fecho central de portas, o qual, no caso de
arrombamento do veículo, torna inoperante o conjunto dos comandos
interiores de abertura.
O novo Partner obtém excelentes resultados na classificação de
inviolabilidade Thatcham: 5 estrelas no critério roubo com a opção
alarme (4 estrelas sem alarme).
Uma modularidade inédita
com o inovador banco ‘Multi-Flex’
Verdadeira inovação no segmento, o banco Multi-Flex oferece uma
modularidade inédita. As suas múltiplas configurações permitem optimizar o
espaço de carga e tornar ainda mais prática a vida a bordo do novo Partner.
As suas funcionalidades são as seguintes:
· Escamoteação para permitir obter um piso plano contínuo com
o espaço de carga
Graças a uma cinemática inteligente e intuitiva, a parte lateral, uma vez
rebatida, prolonga o espaço de carga. Deste modo, é possível transportar,
no piso plano, cargas até 3 m de comprimento (3,25 m na versão
longa do Partner)! Esta prestação inédita no segmento é possível graças à
utilização de todo o espaço disponível entre as portas traseiras e o painel de
bordo.
Por outro lado, a parte posterior do encosto do banco lateral recebe uma
chapa protectora para suportar as utilizações mais exigentes.
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· Posição para dispor de altura de carga à frente
A posição do assento da parte lateral pode ser alterada de modo a libertar
um espaço na parte da frente da cabina, sendo então possível transportar
uma carga alta no lugar do passageiro.
· Escritório móvel
O encosto da parte central é rebatível, deixando à vista uma prateleira
escritório com uma cinta de fixação de documentos. O assento pode
também ser rebatido para dar acesso a um espaço que pode ser fechado,
nomeadamente através de um cadeado.
· Terceiro lugar eventual
O banco Multi-Flex permite transportar na parte central, em plena
legalidade, uma terceira pessoa. Este lugar é equipado com um cinto de
segurança de três pontos e beneficia da protecção do duplo airbag do
passageiro.
O conjunto das funções do banco Multi-Flex contribui para a grande
modularidade do novo Partner. Este equipamento inovador irá seduzir uma
grande parte dos profissionais que buscam polivalência.
Duas portas laterais de correr para optimizar
a acessibilidade
Tendo beneficiado de uma concepção cuidada, o novo Partner é modulável e
acessível em todas as ocasiões!
As portas foram dimensionadas para optimizar o acesso a bordo e oferecer a
melhor ergonomia possível aos profissionais com necessidade de carregar e
descarregar regularmente o seu veículo.
Deste modo, o novo Partner pode ser equipado com uma ou duas portas
laterais de correr. Com uma largura útil de 640 mm e uma altura útil
de 1100 mm, estas portas libertam uma larga abertura para o espaço de
carga. A pedido do cliente, estas portas podem ser em chapa ou
parcialmente vidradas, com a possibilidade, neste último caso, de inclusão
de vidros de entreabrir.
Na traseira, as portas assimétricas de batente permitem uma operação de
carga numa largura máxima de 1250 mm e numa altura de 1200 mm.
O espaço libertado é, portanto, de forma quadrada para maior facilidade das
cargas e descargas. Em chapa ou parcialmente vidradas, as portas de
batente apresentam uma abertura que pode ir de 90 a 180º, o que torna
mais fáceis as operações no final de um cais!
Está também disponível uma tampa de mala vidrada, eventualmente
equipada com um óculo passível de ser aberto. É também possível dispor de
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uma passagem no interior do tejadilho, permitindo o transporte de
objectos longos com as portas fechadas.
Para completar a iluminação de 15 W presente na zona traseira, é proposta
em algumas versões uma interessante lâmpada nómada com uma potência
de 5 W, implantada no espaço de carga.
Finalmente, o cuidado dedicado ao recorte da traseira e das portas permite
ao novo Partner oferecer um limiar de carga de apenas 584 mm. Os
profissionais apreciarão a facilidade de acesso proporcionada pelo novo
Partner, um veículo prático sob todos os pontos de vista e em todas as
circunstâncias.
Uma cabina funcional e serena
Pelas suas linhas, o estilo interior sugere a eficácia, o conforto e a robustez
adequados a uma utilização profissional.
Com uma forma alta e larga, o painel de bordo revela-se sereno e protector.
A consola central, de grande dimensão e com uma apresentação bem
estruturada, afirma o carácter do estilo interior. Dois ventiladores e duas
aberturas de forma circular delimitam os contornos desta consola e
contribuem para a qualidade percebida da cabina. Os dois ventiladores
laterais pontuam as extremidades do painel de bordo, em harmonia com a
parte central.
O grande painel de instrumentos e os seus mostradores de fácil leitura
contribuem para o sentimento de segurança que se encontra a bordo do
novo Partner.
Graças à grande abertura das portas e à ergonomia estudada dos comandos
e do habitáculo, o condutor encontrará facilmente uma posição de condução
confortável, para o que contribuem também um volante regulável em
altura e em profundidade e, em função do nível de equipamento, um
banco de condutor regulável em altura. Os assentos, de desenho
original, são também um factor importante de conforto para os passageiros,
oferecendo um excelente apoio lateral.
O contacto com o veículo faz-se de modo muito natural. Os diferentes
botões de comando surgem repartidos na consola de forma ergonómica,
para facilitar a respectiva manipulação.
Uma vez instalados, os ocupantes apreciarão a excelente visibilidade
exterior resultante da importante superfície vidrada. O vasto pára-brisas
inclinado contribui fortemente para esta sensação, tal como as zonas
vidradas que prolongam os vidros dianteiros. Em função da solicitação do
cliente, as portas laterais e as portas traseiras podem ser parcialmente em
vidro.
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Espaços de arrumação práticos e dispostos
de forma inteligente
Na fase de concepção do veículo, cada espaço disponível foi valorizado, pelo
que o novo Partner oferece numerosos locais para arrumação de objectos.
No habitáculo foram previstos vários espaços ao nível do painel de bordo:
· um porta-luvas na parte superior por trás do volante,
· um porta-luvas aberto ou fechado, podendo ser refrigerado em
algumas versões, do lado do passageiro,
· um espaço lateral na consola central, em posição baixa e do lado do
passageiro,
· uma caixa de formato ISO com tapete, dependendo da presença de
um carregador de CD,
· dois espaços localizados por baixo dos ventiladores da parte central
do painel de bordo,
· um cinzeiro amovível.
Um outro espaço situado sob o tejadilho, com um volume que atinge 12,5
litros, permite guardar objectos de natureza vária. Esta zona integra
também as palas de sol e, na sua parte central, a luz interior de tejadilho.
Dada a sua forma, é possível ver os objectos ali colocados, o que facilita a
respectiva remoção.
Na parte inferior, ao nível do travão de mão, encontramos um vasto espaço
que integra, na zona posterior, dois porta-copos. Em opção, é possível
adaptar neste espaço uma consola fechada e amovível, com um volume
adicional de 13 litros.
As portas dianteiras dispõem de dois espaços para arrumação com um
volume total de 7,5 litros, onde é possível colocar uma garrafa de 1,5 litros
e um copo.
No piso, sob os assentos dos bancos da frente e acessíveis pela traseira,
existem dois espaços para arrumação, cada um deles com um volume de
3,5 litros. Em opção, encontra-se disponível uma gaveta sob o banco do
condutor, oferecendo um volume de 5 litros. Na zona de carga foi também
previsto um espaço para arrumação nas portas traseiras.
Uma inovadora galeria interior
Tendo em vista o transporte de cargas compridas, como é o caso de
painéis em madeira ou de tubos em PVC, pode ser instalada uma inovadora
galeria interior, modulável e engenhosa. Explorando a boa altura interior do
novo Partner e o espaço para arrumação localizado sob o tejadilho na
zona da cabina, o qual é acessível a partir da zona de carga, é possível,
com este equipamento, alojar objectos com quase 3m de
comprimento.
Todas as zonas disponíveis foram, pois, utilizadas para proporcionar um
grande número de espaços de arrumação, úteis e práticos no dia-a-dia.
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Uma estrutura de última geração
para uma segurança máxima
O novo Partner é fabricado com base na plataforma 2 do grupo PSA Peugeot
Citroën. Continuamente melhorada à medida de cada novo lançamento, esta
estrutura assegura um elevado nível de segurança e um comportamento em
estrada de primeira ordem.
Em matéria de segurança passiva, o veículo beneficia de uma tripla
via de esforço (baixa, média e alta), de modo a repartir melhor a energia
na eventualidade de uma colisão frontal e a preservar o habitáculo.
Através de dois prolongamentos no berço, a via baixa desdobra a acção da
clássica via média, um princípio que deriva da tecnologia 407.
A terceira via de esforço, na parte mais elevada, apoia-se sobre reforços
localizados na parte superior dos guarda-lamas, os quais vão conduzir a
energia resultante da colisão e ainda não dissipada para os montantes do
pára-brisas e para a espessura das portas.
A protecção dos peões e os custos de reparação foram também estudados,
nomeadamente ao nível da via de esforço baixa.
No caso de uma colisão lateral, a protecção dos ocupantes é assegurada
pelo pilar central reforçado, pelo reforço diagonal, pelos paddings das portas
e pela estrutura dos bancos, concebida para absorver uma parte da energia
resultante da colisão.
Para a traseira, foram concebidas uma trave e peças na zona inferior da
carroçaria, destinadas a deformarem-se progressivamente no caso de um
choque, limitando, deste modo, os custos de reparação.
Um comportamento em estrada seguro e
eficaz, independentemente do nível de carga
A arquitectura das ligações ao solo deriva da plataforma 2 do Grupo, cujas
qualidades dinâmicas são reconhecidas.
O trem dianteiro do novo Partner é do tipo pseudo Mac Pherson,
composto por braços inferiores triangulados, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora.
Este trem dianteiro, que integra todos os conhecimentos da Peugeot em
matéria de comportamento em estrada, beneficiou de adaptações
específicas tendo em vista uma utilização profissional.
O trem traseiro é composto por uma travessa deformável associada a
molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora. Foi
realizado um trabalho importante ao nível da implantação oblíqua dos
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amortecedores, para preservar o volume interior útil. Este posicionamento
permite limitar o espaço ocupado pelas cavas de roda na zona de carga, daí
resultando, como benefício imediato, a possibilidade de carregar uma palete
normalizada.
Destinado a transportar cargas até 850 kg, o novo Partner possui
amortecedores dimensionados de forma a responder a esta necessidade de
peso transportado e a suportar uma utilização em condições degradadas,
como é, por exemplo, o caso de um estaleiro. Com esta finalidade, foram
previstos calços utilizando duas matérias, que contribuem para a rigidez do
trem traseiro.
Para manobrar sem dificuldade um veículo carregado ou não, são propostos,
em função das motorizações, dois tipos de direcção assistida, em
qualquer dos casos, com assistência variável.
Com as motorizações 1.6 HDi 75 e 90 cv, trata-se de uma bomba associada,
de débito em queda, que modula a assistência em função do regime do
motor. No caso da motorização 1.6 HDi FAP 90 cv, é um grupo electrobomba
que, considerando vários parâmetros, como a velocidade de
deslocação ou a velocidade de rotação do volante, faz variar electricamente
a assistência da direcção.
Em matéria de travagem, o novo Partner é equipado com quatro travões de
disco para assegurar uma prestação eficaz independentemente do nível de
carga. Os discos da frente são ventilados e apresentam um diâmetro de
283 mm. Os discos traseiros são maciços com 268 mm de diâmetro.
Este conjunto permite assegurar uma travagem forte e performante.
O equipamento pneumático é de dimensão única (195/65R15) qualquer
que seja a motorização. Com o ‘Pack Chantier’, os pneus têm uma medida
ligeiramente diferente (195/70R15).
Para apoiar o condutor na acção de travagem, o veículo é equipado de série
com um ABS com repartidor electrónico de travagem e, ainda, com um
sistema de ajuda à travagem de emergência.
O acendimento automático dos quatro piscas no caso de uma forte
desaceleração está também presente no sistema ABS, permitindo limitar os
riscos de colisão durante uma travagem forte ou de urgência, ao prevenir, o
mais cedo possível, os condutores dos veículos que seguem à retaguarda.
Finalmente, o ESP encontra-se disponível em opção com qualquer das
motorizações, associado a um sistema de anti-patinagem ASR e a uma
função de ajuda ao arranque em declive.
Graças ao conjunto destes equipamentos e à qualidade dos trens rolantes, o
comportamento em estrada do novo Partner, dinâmico e seguro, tem por
ambição constituir uma referência no seu segmento de mercado.
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Uma gama de motores performante
e adaptada a cada utilização
No novo Partner é proposta uma gama larga e moderna de quatro motores.
Esta oferta, composta por um motor a gasolina 1.6 de 90 cv e por três
motores diesel (1.6 HDi de 75 e 90 cv e 1.6 HDi FAP de 90 cv),
responde a todas as necessidades de utilização. Estas motorizações
conjugam performances e rendimento ecológico, o que se traduz,
nomeadamente, por consumos limitados e, no caso da motorização 1.6 HDi
FAP de 90 cv, dada a disponibilidade de um filtro de partículas aditivado
(FAP), por um melhor respeito pelo ambiente.
Motores
1.6 16v
66 kW
90 cv
1.6 HDi
55 kW
75 cv
1.6 HDi
66 kW
90 cv
1.6 HDi FAP
66 kW
90 cv
Cilindrada (cm3) 1587 1560 1560 1560
Número de cilindros 4 4 4 4
Número de válvulas 16 16 16 16
Combustível Gasolina Gasóleo Gasóleo Gasóleo
Potência máxima
66 kW a
5500 rpm
55 kW a
4000 rpm
66 kW a
4000 rpm
66 kW nd
Binário máximo
* : com overboost
132 Nm a
2500 rpm
185 Nm a
1750 rpm
215 Nm a
1750 rpm
nd
Injecção
Indirecta
multiponto
sequencial
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Sobrealimentação
-- Turbo de
geometria
fixa
Turbo de
geometria
fixa
Turbo de
geometria
fixa
Caixa de velocidades
Manual de
5 velocid.
Manual de
5 velocid.
Manual de
5 velocid.
Manual de 5
velocid.
nd : não disponível
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Equipamentos de segurança de alto nível
O novo Partner é um veículo seguro, graças à sua estrutura reforçada e a
uma oferta completa e moderna de equipamentos que visam proteger os
ocupantes no caso de uma eventual colisão.
Os cintos de segurança de três pontos de fixação nos lugares laterais são
reguláveis em altura e equipados com um sistema de pré-tensão pirotécnica
com limitador de esforço. Um avisador luminoso e um alerta sonoro
sinalizam o facto de o cinto do condutor não se encontrar fechado.
Para os clientes frotistas que o exijam, está disponível como opção um
avisador do fecho do passageiro não fechado associado a um sistema de
detecção da presença do passageiro.
O banco do passageiro dispõe de um sistema de fixação Isofix de três
pontos, permitindo transportar crianças nas melhores condições de
segurança.
Em função das versões, o veículo pode dispor de até seis airbags. À
frente, o airbag do condutor é completado por um airbag passageiro, que
pode ser desligado, podendo ainda ser integrados nos flancos dois airbags
laterais toráxicos e dois airbags do tipo «cortina».
No capítulo da segurança primária, existem dois dispositivos que vão ajudar
o condutor a limitar o risco de acidente.
O primeiro desses dispositivos é a opção ‘detecção de baixa pressão ou
furo’. Constituindo uma inovação no segmento dos pequenos furgões, este
sistema detecta, através de sensores localizados em cada uma das rodas,
um abaixamento de pressão ou um furo. O dispositivo mede as variações de
pressão e de temperatura interna dos pneus, de modo a poder localizar
automaticamente uma roda defeituosa.
A informação é comunicada ao condutor por meio de uma mensagem visual
no painel de bordo e de um alerta sonoro.
Para além da segurança que daqui resulta, o controlo permanente e as
correcções de pressão que o sistema induz optimizam o ruído de rolamento,
o consumo e o desgaste dos pneus.
Em opção e segundo as versões, é também possível escolher um limitador
/ regulador de velocidade, o qual é accionado de forma muito simples
através de comandos localizados sob o volante, permitindo não ultrapassar
uma velocidade escolhida ou fixar a velocidade que se pretende utilizar.
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Uma condução confortável e agradável
Veículo de vocação profissional, o novo Partner cuidou os equipamentos de
conforto para benefício dos ocupantes que nele permanecerão muitas horas.
Para um maior bem-estar, qualquer que seja a temperatura exterior,
encontra-se disponível um sistema de climatização manual com
reciclagem do ar interior. Em alguns níveis de equipamento, é possível optar
por uma climatização automática bi-zona. Este equipamento, originário
do mundo das berlinas, satisfará os passageiros que desejem dispor de um
conforto térmico personalizado, com cada ocupante a poder regular a
temperatura que deseja obter.
Confortavelmente instalados, os passageiros do novo Partner poderão
apreciar plenamente os equipamentos multimédia propostos em opção,
a começar pelo auto-rádio mono CD RD4 compatível com MP3, com
uma potência de 4 x 35 W. Este dispositivo pode ser completado por um
carregador de 5 CD ou por um kit de mãos livres Bluetooth. Este
último é gerido através dos comandos áudio localizados sob o volante e
utiliza um microfone integrado na consola do tejadilho. As conversações
telefónicas são difundidas por intermédio do sistema áudio do veículo.
Equipamentos que facilitam a condução
Para tornar mais fácil a condução quotidiana, o novo Partner propõe um
conjunto de equipamentos opcionais.
A ajuda ao estacionamento traseiro, particularmente útil numa utilização
urbana, avisa o condutor da aproximação de um obstáculo, através de um
alerta sonoro e, em algumas versões, por intermédio de uma informação
visual no painel multifunções. Esta função pode ser desactivada através de
um botão implantado na fachada técnica.
O sistema automático de limpeza do pára-brisas encontra-se também
disponível, o mesmo acontecendo com o acendimento automático dos
faróis. A função ‘iluminação de acompanhamento’ permite beneficiar
de uma iluminação exterior quando se abandona o veículo. Esta função pode
ser automática ou manual, em função da presença ou não do sistema de
acendimento automático dos faróis.
Finalmente, para proteger os retrovisores contra um eventual choque
durante o estacionamento ou para facilitar o acesso a bordo em
determinadas situações, é possível rebater electricamente os
retrovisores exteriores. Esta prestação opcional pode ser activada
manualmente pelo comando específico junto aos comandos do elevador
eléctrico dos vidros ou de forma automática aquando da abertura / fecho
das portas com o telecomando.
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Um inovador sistema telemático gestão de parque
Especialmente pensado e realizado para a clientela de frotas de empresa, o
novo Partner está preparado para receber um módulo que permite o acesso
automático e periódico por parte dos responsáveis de frota a dados como a
quilometragem percorrida e os alertas mecânicos.
Este serviço inovador, comercializado em após-venda com um contrato de
serviço, envia os dados em modo GPRS a uma plataforma de serviço PSA
Peugeot Citroën. Os dados podem ser consultados directamente pelos
responsáveis do cliente no formato Excel ou INTERPARC, uma ferramenta de
gestão e de acompanhamento de frotas automóvel acessível através da
Internet e comercializada pela Peugeot Parc Alliance.
O módulo é ligado directamente à arquitectura multiplexa da viatura e
utiliza uma antena e um cartão SIM para enviar as informações que
permitirão optimizar os custos de exploração dos veículos da frota:
· quilometragem total percorrida,
· quilometragem disponível até à próxima revisão,
· quilometragem excedente relativamente à próxima revisão,
· tempo excedente relativamente à próxima revisão,
· insuficiência de nível (água, óleo, etc…),
· temperatura incorrecta dos fluidos,
· pressão dos fluidos.
No total, podem ser analisados 39 indicadores.
A vantagem mais importante deste serviço, actualmente sem
equivalência no mercado, consiste no fornecimento de informações
fiáveis provenientes directamente dos veículos, sem intervenção dos
utilizadores ou dos gestores de frota, sem perda de tempo e sem
necessidade de implementar uma infra-estrutura específica.
O Pack ‘Chantier’
O Partner possui, como equipamento de série, ligações ao solo que lhe
permitem evoluir confortavelmente em qualquer tipo de piso. No entanto,
para os profissionais que desejem melhorar as capacidades de circulação em
terrenos relativamente difíceis, como é o caso dos estaleiros, é possível
escolher em opção um ‘Pack Chantier, o qual integra uma chapa de
protecção sob o motor, pneus específicos 195/70R15 e uma
distância ao solo aumentada em 10 mm.
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Uma gama comercial simples
A gama comercial é simples e integra dois níveis de equipamento.
*: o conteúdo do nível Confort Pack pode variar em função dos mercados de
destino.
A estes equipamentos de série juntam-se opções e toda uma gama de
acessórios de vocação profissional (grelhas, porta-bagagens de tejadilho,
etc…)
· ABS + AFU
· Airbag condutor
· Fecho centralizado das portas
· Elevador eléctrico dos vidros
· Jantes 195/65 R 15
· Portas traseiras assimétricas em chapa
· Espaço para arrumação sob a parte anterior do tejadilho
· Revestimento da cabina em alcatifa
· Revestimento completo do espaço de carga abaixo da linha
dos vidros
· Grelha de protecção de 5 barras
· 1 Porta lateral de correr
· Banco Multi-Flex
· Pack Plus (Telecomando, Elevador eléctrico e sequencial dos
vidros, Retrovisores eléctricos e com aquecimento)
· Tampões de roda
· Revestimento da cabina em sintético
· Revestimento TPO no espaço de carga
· Lâmpada amovível no espaço de carga
· Contorno superior da entrada de ar dianteira na cor da
CONFORT
CONFORT PACK *
OPÇÕES + ACESSÓRIOS
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Custo de utilização
As empresas, tal como os profissionais independentes, são muito atentas ao
custo de manutenção do seu veículo. Trata-se de um dado primordial que
intervém na escolha da viatura.
Para reduzir ao máximo estes custos, o novo Partner desenvolve a noção de
coerência de manutenção, que consiste em não relacionar os intervalos de
mudança de óleo e de manutenção do veículo. Em consequência, a duração
de vida dos elementos envolvidos (filtro de ar, filtro de pólens, velas, filtro
de gasóleo, pastilhas de travão, …) foi adaptada à periodicidade de
manutenção.
A periodicidade das revisões foi fixada em 20.000 km ou 2 anos para os
motores diesel e em 30.000 km ou 2 anos para os motores a
gasolina. A correia de distribuição é substituída aos 240.000 km nas
motorizações diesel e aos 160.000 km nas motorizações a gasolina. Estes
elementos permitem ao novo Partner apresentar um custo de manutenção
particularmente baixo por comparação com os concorrentes deste segmento
de mercado.
Cores e revestimentos
O novo Partner é declinado em 6 cores:
Cores opacas
· Branco banquise
· Vermelho ardent
· Preto onyx
Cores metalizadas
· Cinzento aluminium
· Cinzento fer
· Azul kyanos
São propostos dois revestimentos:
No nível Confort :
· Revestimento: Transcodage
· Ambiente interior: Mistral e Cinzento Bise
· Painéis de porta: Cinzento Bise
No nível Confort Pack :
· Revestimento: Rayediag
· Ambiente interior: Mistral e Cinzento Bise
· Painéis de porta: Mistral

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