Mudanças Residenciais vs. Mudanças Comerciais: Quais são as Diferenças?


Quase todas as pessoas mudam de casa pelo menos uma vez na vida. E mudar de loja ou de escritório é uma experiência  por que a maioria das empresas também passa em algum momento. No entanto, existem algumas diferenças entre mudanças residenciais e comerciais que requerem abordagens distintas. Neste post, explicamos as diferenças entre mudanças residenciais e mudanças comerciais para que se possa organizar melhor!  

Mudanças Residenciais


1. Têm uma escala menor

Uma das diferenças mais óbvias entre mudanças residenciais e comerciais é a escala. Geralmente, as mudanças residenciais envolvem menos itens a serem transportados em comparação com mudanças comerciais. Por exemplo, é comum fazer uma mudança residencial com uma carrinha, enquanto que uma mudança comercial pode precisar de um camião. 


2. Conteúdo pessoal

Nas mudanças residenciais, vai transportar coisas de natureza pessoal, como móveis, roupas e electrodomésticos. Isso exige cuidado extra, já que muitas dessas peças podem ter valor sentimental. Convém ter muito cuidado a embalar tudo, de modo a que nada se danifique no transporte até à nova casa.


3. Flexibilidade de horários

As mudanças residenciais costumam ser mais flexíveis em relação aos horários, uma vez que não precisam ser realizadas durante o horário comercial. Aliás, muitas pessoas optam por mudar de casa ao fim de semana, já que têm mais tempo livre. No entanto, tenha em consideração que fazer mudanças “fora de horas” lhe pode sair mais caro.


4. Menos documentação

Em comparação às mudanças comerciais, as mudanças residenciais não exigem documentação. Não precisa de ter nenhum inventário, guias de transporte ou um contrato com seguro, por exemplo. Ainda assim, não há nada de errado em fazer um contrato com a empresa de mudanças. 


5. Envolvimento pessoal

Nas mudanças residenciais, é comum que os proprietários estejam envolvidos no processo, desde a embalagem até a descarga dos pertences. Por isso, na maioria das vezes só é preciso contratar alguém para conduzir, carregar e a descarregar as coisas para a carrinha. Algumas pessoas até se atrevem a fazer a mudança sozinhas!


Mudanças Comerciais


1. Têm uma escala maior

Normalmente, as mudanças comerciais têm uma escala maior. Não só é necessário transportar o mobiliário, como também o stock (no caso de ser uma loja) e equipamentos dispendiosos (caixas registadoras, computadores, impressoras, etc). Por isso, quase sempre demora mais do que um dia. 


2. Equipamentos Especiais:

Devido à escala e à natureza dos itens envolvidos, muitas vezes são necessários equipamentos especiais, como empilhadeiras e carrinhos de mão, para mover itens pesados ou volumosos. Além disso, se for para um edifício de lojas e escritórios, também pode ter de cumprir regras de cargas e descargas.


3. Horários mais estritos

Muitas vezes, as mudanças comerciais têm de ocorrer dentro de horários estritos para minimizar o impacto nas operações comerciais. Por isso, não há muita margem de manobra. Nesse sentido, pode compensar contratar uma equipa maior para fazer a mudança mais rápido.


4. Documentação complexa

As mudanças comerciais envolvem documentação mais complexa, como contratos, acordos de seguro, licenças para a transferência de certos tipos de bens e guias de transporte do estoque, por exemplo. Por isso, exigem muito mais preparação.


Dicas para uma Mudança Bem-Sucedida


No entanto, quer se trate de uma mudança comercial ou de uma mudança residencial, há algumas dicas que são válidas nos dois casos. Estes são os nossos conselhos para ter uma mudança bem-sucedida:




  • Organize-se: rotule todas as caixas para conseguir encontrar tudo aquilo de que pode precisar depois da mudança. Se é uma mudança comercial, faça um inventário do que vai em cada caixa.  


  • Backup de dados: faça um backup de todos os dados importantes e cópias dos documentos antes da mudança para evitar perder documentos importantes durante a mudança.


Independentemente de ser uma mudança residencial ou comercial, o planeamento é a chave para uma mudança bem-sucedida. Com a preparação adequada, vai fazer uma mudança sem stress e garantir uma mudança tranquila, seja em sua casa ou em seu local de trabalho.


Comentários

Mensagens populares