Eco-Condução

O que é uma eco-conduçao?
É uma forma de condução eficiente que permite reduzir:

• o consumo de combustível;
• a emissão de gases poluentes (principalmente óxidos de azoto e de enxofre) e de partículas resultantes da insuficiente combustão dos hidrocarbonetos;
• a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), sobretudo dióxido de carbono (CO2), que contribuem para o aquecimento global;
• a sinistralidade, tendo em conta que se diminuem as acelerações bruscas e as travagens, tornando a viagem também mais confortável.

Porquê adoptar uma condução ecológica?

Porque ao adoptar hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros, tira maior partido das capacidades dos veículos, optimiza os consumos, reduz a poluição e o ruído e está a contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviários.

Dicas para ser um bom eco-condutor:

1. Passar para uma mudança mais alta. Deve-se fazê-lo o mais rápido possível, de preferência entre as 2000 e as 3000 rotações por minuto (RPM). Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, que resulta num menor consumo de combustível. (Potencial de poupança: 10%)
2. Manter a velocidade estável. Deve-se seguir sempre na mudança mais alta possível e com baixas RPM
3. Antecipar vias congestionadas. Deve-se prever o estado do tráfego e optar pelas estradas mais desimpedidas
4. Desacelerar suavemente. Deve-se tirar o pé do acelerador com tempo quer seja para abrandar ou para parar a marcha, sempre com o carro engatado
5. Verificar a pressão dos pneus frequentemente. A pressão do pneu demasiado baixa em 25% aumenta a resistência ao deslize do carro em 10%, o que provoca um consumo acrescido de combustível em 2%
6. Ligue o motor do carro apenas imediatamente antes do início da viagem e desligue o carro sempre que fique imobilizado mais do que um minuto.
7. Conduza a uma velocidade o mais constante possível e, acima de tudo, com suavidade, evitando acelerações/desacelerações e travagens bruscas. (Pode poupar 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h)
8. Nas descidas de acentuada inclinação, deve manter o veículo engrenado numa mudança compatível (travar com o motor), obtendo assim maior segurança e consumo nulo.
9. Evite transportar bagagens no tejadilho da viatura. (A alteração das características aerodinâmicas do veículo aumenta em cerca de 5% o consumo de combustível)
10. Retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. (Potencial de poupança: 3%)
11. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. (O sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%)
12. Mantenha o veículo afinado e verifique o nível do óleo com regularidade.

Comentários

Comentador.pt disse…
Para quando um investimento das principais marcas automóveis
nestes pequenos pormenores de eco-condução que poupam dinheiro e o ambiente? Mas um investimento real e que chegue realmente a uma grande percentagem dos automobilistas portugueses.

Mensagens populares