PEUGEOT VENCE CORRIDA ANTES DE LE MANS

O Team Peugeot Total deslocou-se à Bélgica para trabalhar na preparação das 24 Horas de Le Mans e saiu com a vitória na corrida dos 1000 quilómetros de Spa, que se realizou ontem à tarde.

Os dois Peugeot 908 HDi FAP que alinharam à partida terminaram a prova e permiram à equipa recolher preciosas informações. Instalados na primeira linha da grelha de partida, os dois carros ganharam rapidamente uma vantagem confortável com Nicolas Minassian ao volante do N°7 e Marc Gené aos comandos do N°9. Adoptando uma estratégia diferente para os pneus, ("Macios" para o Nº.9 e "Médios" para o Nº.7), pouco antes da troca de pilotos, os dois Peugeot encontravam-se separados por cerca de 50 segundos. Já com Simon Pagenaud no carro 7 e David Brabham no 9, este último cometeu um erro na 53ª. volta ao cortar demasiado depressa após ter ultrapassado o Courage 28. Obrigado a ir à box para mudar o triângulo inferior direito da suspensão traseira, Brabham perdeu 13 minutos. Demasiado atrasado na classificação, o 908 HDi FAP voltou a perder tempo à entrada da volta nº. 100 ao ser penalizado com um stop and go de 4 minutos devido à manobra de Brabham. Já aos comandos da viatura, Alexander Wurz cumpriu esta penalização, antes de se colar atrás do carro líder, conduzido por Christian Klien.

O carro N°7 venceu a corrida, alcançando um sucesso aguardado por toda a equipa Peugeot Total desde 17 de Agosto de 2008 em Nürburgring, data da última vitória do 908.

Olivier Quesnel: "Para além da vitória, que faz muito bem à equipa antes das 24 Horas de Le Mans, estou satisfeito com o conjunto do nosso desempenho. Viemos cá para preparar a grande prova do ano, trabalhámos com serenidade e não cometemos erros estratégicos apesar dos cinco safety-cars. Adoptámos estratégias de pneus distintas em cada carro, mas com duas trocas de pilotos em ambos os casos. O erro de David impediu-nos de fazer a ‘dobradinha’ mas isso faz parte da corrida. Temos ainda pela frente sessões de trabalho privadas antes de abordarmos as 24 Horas de Le Mans e à saída desta prova sou forçado a constatar que as máquinas a gasolina e as a diesel têm desempenhos muito próximos."

Simon Pagenaud: "Foi um fim-de-semana excepcional quer para a equipa quer para mim. Integrei-me muito bem e sinto que faço parte da família. Estou contente e orgulhoso por ter contribuído para a preparação da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans."

Christian Klien: "Estou muito feliz com este final. Todos sabíamos que estávamos aqui para trabalhar mas vencer foi muito agradável. O lastro imposto pelo regulamento faz-nos perder alguns décimos por volta, mas conseguimos um bom equilíbrio durante o fim-de-semana."

Nicolas Minassian: "Os dois carros estavam com ritmos diferentes. O objectivo era realmente aprender e, por conseguinte, trabalhar sobre configurações diferentes. Confesso que a vitória faz muito bem ao moral e anima-nos antes de Le Mans."

Classificação:
1. PEUGEOT 908 HDi FAP 7: 143 voltas
2. Pescarolo 16, + 27.622
3. Lola Aston Martin 007, + 1 volta
4. Oreca 11, + 1 volta
5. Lola Aston Martin 009, + 1 volta
… 13. PEUGEOT 908 HDi FAP 9, + 7 voltas

Melhor volta: Simon Pagenaud, 2.02.569

Comentários

Mensagens populares