5º Concurso de Design Peugeot - RD grandeza natural!!

Projecto vencedor do 5º Concurso de Design Peugeot, o concept-car RD foi apresentado ao público chinês, no Salão Automóvel de Shanghai, numa maqueta à escala 1. Desenhado pelo colombiano Carlos Arturo Torres Tovar, este concept foi o que melhor respondeu ao tema “Imagine o Peugeot das Megápoles Mundiais de Amanhã”, nesta edição do concurso que recebeu mais de 2.500 projectos, oriundos de 95 países.

Funcionando principalmente graças a uma articulação engenhosa, o concept Peugeot RD oferece um comportamento em estrada exemplar, assim como uma capacidade de se introduzir facilmente no tráfego urbano.

Equipado com um motor eléctrico amigo do ambiente, este monolugar propõe um posto de condução com uma nova sensação de liberdade pela sua visão panorâmica, uma ajuda vocal à condução e um sistema de visualização frontal das informações necessárias ao trajecto com total segurança.

O concept conjuga as sensações de uma scooter de 3 rodas e o prazer de condução de uma berlina, mantendo as funcionalidades essenciais da síntese destes dois modos de transporte, às quais adiciona o silêncio. Acessível, sólido e de uma simplicidade absoluta, o Peugeot RD inscreve-se, assim, perfeitamente no ambiente das futuras megálopoles com constrangimentos de mobilidade complexos.

Carlos Arturo Torres Tovar

Carlos Arturo Torres Tovar é um jovem colombiano de 27 anos que cresceu na pequena cidade operária de Tunja. Desde a sua infância, trabalha e modela a argila, a terra e é um apaixonado pela escultura. Já desenhou, fez esboços e esculpiu, em inúmeros materiais, diferentes objectos, sobretudo automóveis.

Começou por estudar línguas em Tunja, mas optou por instalar-se em Bogotá e integrar uma escola de Desenho Industrial na Universidade Nacional colombiana, onde acaba de se diplomar.

O 5º concurso de design Peugeot

Esta edição foi um verdadeiro "acontecimento" com mais de 600.000 visitantes no site www.peugeot.com e inúmeras interacções nos blogues e nos fóruns de todo o mundo.

O Concurso de Design Peugeot, o primeiro de dimensão internacional sobre o design automóvel, apaixona continuamente jovens designers que sonham com um mundo responsável, onde a mobilidade está ao serviço do homem e respeita o meio ambiente. Motor híbrido, motor eléctrico, pilha a combustível mas também a compacidade dos projectos… são inúmeras as soluções exploradas pelos designers para garantir esta aliança equilibrada entre o homem e a máquina.

Novos prémios à dimensão das criações

Para incentivar os jovens talentos, a Peugeot melhorou a dotação do concurso. O vencedor, cujo projecto é realizado à escala 1, recebe igualmente um cheque de 10.000 euros e uma consola de jogo X-box 360. Os restantes 29 projectos são igualmente recompensados, como nas edições anteriores.

Calendário
O concurso de Desenho desenrolou-se em 5 fases:

Fase de criação: começou com o anúncio do tema, a 20 de Abril de 2008, no Salão de Pequim. De 30 de Maio a 20 de Julho de 2008, os projectos foram colocados no site www.peugeot.com.

Fase de selecção: entre 25 e 31 de Julho, o júri seleccionou os trinta projectos que foram votados pelos internautas e pela imprensa. A partir de 15 de Agosto, e durante um mês, os internautas escolheram os dez projectos finalistas. A partir de 16 de Setembro, os dez projectos finalistas foram disponibilizados no site.

O anúncio dos resultados: a 2 de Outubro foi proclamado o nome do vencedor no stand Peugeot do Mundial de Paris.

Fase de realização: A realização da maqueta à escala 1 iniciou-se a partir de Outubro de 2008.

Comentários

Mensagens populares