Mitsubishi Motors Corporation e PSA Peugeot Citroën dão novo passo em direcção aos veículos eléctricos na Europa

A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) e a PSA Peugeot Citroën acabam de estabelecer um acordo de parceria para o desenvolvimento de um veículo eléctrico adaptado ao mercado europeu, construído sobre a base do i MiEV(1) da MMC. O veículo será produzido pela MMC e comercializado sob a marca Peugeot paralelamente com o i MiEV da Mitsubishi.

As duas empresas iniciaram um estudo de exequibilidade em Junho de 2008 sobre o desenvolvimento, fabrico e utilização de uma cadeia de tracção eléctrica destinada a veículos urbanos compactos. Esta nova etapa, que beneficia os dois construtores, facilitará e acelerará a introdução dos seus veículos eléctricos no mercado europeu.

As duas empresas prosseguem as conversações tendo em vista o lançamento comercial do veículo no final de 2010 ou no início de 2011.

Para a PSA Peugeot Citroën, este acordo permitirá manter a liderança na área dos veículos amigos do ambiente. A PSA Peugeot Citroën é actualmente o primeiro fabricante mundial de veículos eléctricos, com mais de 10.000 unidades vendidas. O Grupo adquiriu um conhecimento profundo no domínio do veículo eléctrico e contribuirá para este projecto com o seu know-how no domínio das cadeias de tracção eléctricas.

Para a MMC, este acordo inscreve-se na sua estratégia do veículo eléctrico. O Grupo leva a cabo actualmente ensaios e demonstrações do i MiEV no Japão, na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e na Europa. O i MiEV será lançado no mercado japonês no Verão de 2009. Paralelamente com o projecto de lançamento do veículo na Europa em 2010, a MMC estuda diferentes mercados, entre os quais os Estados Unidos, para aí comercializar este veículo eléctrico.

(1) Mitsubishi innovative Electric Vehicle, baseado no modelo «I»

Comentários

Mensagens populares