segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

10 anos de avanço sobre a norma europeia

PSA Peugeot Citroën ultrapassou os 3 milhões de veículos HDi com FAP (Filtro de Partículas)

O Grupo PSA Peugeot Citroën acaba de produzir o veículo nº 3 milhões a ser equipado com Filtro de Partículas - um Peugeot 207 1.6 HDi - na fábrica de Poissy, em França. Criada quase 10 anos antes da entrada em vigor da futura norma Euro V (1), a tecnologia FAP da PSA Peugeot Citroën estabeleceu um novo padrão para os motores diesel na Europa.

A tecnologia FAP com aditivo, patenteada pela PSA Peugeot Citroën, foi lançada em première mundial em Maio de 2000, no Peugeot 607. Desde então foi progressivamente alargada às gamas das Marcas Peugeot e Citroën em todos os segmentos de mercado. Ao empenhar-se na sua disponibilização através das duas Marcas, o Grupo impulsionou a generalização do Filtro de Partículas, que foi criado para combater o principal inconveniente dos motores a diesel, as partículas.

Actualmente, 22 "famílias" de veículos do Grupo são equipadas com a tecnologia FAP, incluindo os Peugeot 1007, 207, 308, 407, 607, 807 e 4007 e os Citroën C2, C3, C4, C4 Picasso, C5, C6, C8 e C-Crosser. O conjunto constitui uma das gamas mais abrangentes ao nível dos construtores europeus. Os veículos comerciais ligeiros de ambas as marcas propõem também versões com FAP.

Melhorada ao longo dos anos, esta tecnologia com aditivo provou a sua eficácia a longo prazo em matéria de eliminação das partículas, independentemente da sua dimensão. O sistema actual com filtro Octosquare e aditivo de 2ª geração oferece aos automobilistas uma solução livre de manutenção.

A tecnologia de injecção directa Common Rail permitiu criar motores exemplares ao nível da redução de emissões de CO2 e por conseguinte de controlo do efeito de estufa. Ao serem completados com o FAP, estes motores HDi impuseram-se igualmente como os motores térmicos mais virtuosos do mundo em termos de redução das emissões poluentes e das partículas.

Hoje em dia, o Grupo aproveita esta experiência exclusiva para continuar a optimizar o sistema FAP e desenvolver sinergias de funcionamento com os dispositivos de redução dos óxidos de azoto, o maior desafio da futura directiva Euro VI, prevista para 2014. O Grupo está empenhado em garantir que os seus motores HDi vão ao encontro deste desafio importante, ao mesmo tempo que conjugam novas reduções de emissões de CO2 com a diminuição dos custos associados a estes dispositivos.

1 comentário:

Cristina disse...

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