Um novo ludospace com grande liberdade de acção

Paralelamente ao Partner comercial ligeiro, a Peugeot prepara-se
para lançar o novo Partner Tepee de Passageiros. Posicionado entre o
compacto Bipper e o Expert, este novo modelo é um ludospace
dinâmico, confortável e de modularidade inédita, que oferece grande
liberdade de acção e uma resposta eficaz e sedutora às expectativas
de volume e funcionalidade.
A Peugeot criou, em 1996, uma nova categoria de viaturas de passageiros: o
ludospace. Este conceito inovador encontrou rapidamente a sua clientela, de
imediato seduzida por um veículo multiusos, com uma habitabilidade e uma
capacidade prática exemplares.
O mercado dos ludospaces tem vindo a progredir desde 1996, para atingir
actualmente uma maturidade segura, com uma taxa de crescimento estável
que se situou, ao longo dos últimos 3 anos, em cerca de 4% ao ano.
Actualmente, este mercado representa na Europa um total de 300.000
unidades anuais.
O Partner de passageiros, modelo do qual foram fabricados até agora mais de
570.000 exemplares, conheceu um sucesso crescente na Europa, propondo
desde o seu lançamento evoluções como as duas portas laterais de correr, o
tejadilho Zénith e uma remodelação em Novembro de 2002.
Estas evoluções contribuíram para fazer da Peugeot um actor incontornável
no segmento dos ludospace, viaturas de carácter familiar, práticas,
económicas e ideais para o lazer em todos os horizontes.
O novo Partner Tepee será produzido na fábrica espanhola de Vigo e a sua
comercialização arrancará na Primavera de 2008.
Um ludospace de forte personalidade
O estilo dinâmico e harmonioso do modelo exprime solidez e qualidade de
concepção. Personalizável em função dos níveis de equipamento, o Partner
Tepee pode revelar múltiplas fisionomias para melhor se adaptar aos desejos
dos clientes.
2/13
Espaço e modularidade incomparáveis
· Uma grande habitabilidade
Com um comprimento de 4,38 m, uma largura de 1,81 m e uma
altura de 1,80 m, o Partner Tepee oferece uma grande habitabilidade.
Independentemente da sua envergadura, todos os ocupantes se sentirão
à vontade a bordo, graças a uma largura ao nível dos cotovelos de 1,48
m à frente e a uma distância ao tejadilho superior a um metro (1,02 m).
Os passageiros de trás beneficiarão de um amplo espaço para as pernas
(245 mm livres para os joelhos).
· Muitos espaços de arrumação
O Partner Tepee beneficia de múltiplos espaços para arrumação de
objectos (na parte inferior do tejadilho, porta-luvas, sob os bancos da
frente, etc.) que facilitarão a vida aos ocupantes. Mais de 76 litros de
espaços abertos ou fechados podem ser utilizados para colocar mapas,
garrafas de água, copos, ferramentas ou, ainda, consolas de jogos para
crianças!
· 3 bancos individuais
O veículo é equipado de série com um banco traseiro de 3 lugares,
fraccionável 2/3 – 1/3, rebatível e que pode também ser retirado. Para
aumentar a modularidade da viatura, é possível optar por uma
configuração de três bancos individuais, inclináveis, rebatíveis e
retiráveis. Este equipamento, exclusivo no segmento dos ludospaces,
permite modular a gosto o espaço interior para uma adaptação a
múltiplas utilizações.
· Bagageira de grande volume
O compartimento de bagagens oferece um grande volume (505 dm3
abaixo da chapeleira – norma VDA), que pode atingir 3.000 litros
quando o espaço traseiro é utilizado ao máximo.
Tejadilho Zénith: para uma maior luminosidade e ainda mais
espaços de arrumação
Pelo seu design, o tejadilho Zénith seduz os clientes que desejam aumentar o
espaço de vida no interior do Partner Tepee, oferecendo locais de arrumação
que exploram inteligentemente o espaço disponível abaixo do tejadilho e
quatro grandes vidros que proporcionam um acréscimo de luminosidade.
No total, cerca de 80 litros adicionais de espaços para arrumação serão
colocados à disposição dos passageiros.
Este engenhoso equipamento, que integra três ventiladores suplementares
para os ocupantes da traseira e um perfumador de ambiente, permite elevar
para quase 170 litros o total dos espaços de arrumação disponíveis no interior
do Partner Tepee!
3/13
Uma estrutura segura e moderna para um comportamento
em estrada eficaz
Beneficiando da plataforma 2 do grupo PSA Peugeot Citroën, o Partner Tepee
possui uma estrutura rígida e performante. Em matéria de segurança
secundária, uma tripla via de esforço permite absorver melhor os choques
frontais e preservar o habitáculo. Os 6 airbags propostos, bem como o ESP,
contribuirão para reforçar a segurança dos passageiros.
As ligações ao solo, que integram todos os conhecimentos da Peugeot neste
campo, asseguram um comportamento em estrada dinâmico e seguro,
independentemente das condições da estrada: cidade, campo, estrada
sinuosa de montanha, …
Uma vasta gama de motores respeitadores do ambiente
São propostas quatro motorizações Diesel HDi com um escalonamento de
potência que permitirá a cada cliente encontrar a oferta que melhor
corresponda às suas necessidades.
Estes motores modernos oferecem consumos e emissões de CO2 limitados.
Dois dos quatro motores HDi podem receber um filtro de partículas
aditivado (FAP).
1.6 HDi 55 kW (75 cv)
1.6 HDi 66 kW (90 cv)
1.6 HDi FAP 66 kW (90 cv)
1.6 HDi FAP 80 kW (110 cv)
Prazer de condução
O Partner Tepee preocupa-se com o conforto dos ocupantes, propondo, de
série ou como opção em função das versões, equipamentos que tornarão a
viagem mais confortável: uma climatização manual ou automática bi-zona,
um sistema de aquecimento 100% ecológico, bancos dianteiros aquecidos,
etc…
O Partner Tepee propõe também equipamentos destinados a tornar mais fácil
a condução: detecção de furo ou baixa pressão dos pneus, ajuda ao
estacionamento atrás, limpa-vidros automático, rádio mono CD
compatível com MP3, etc…
Partner Tepee Outdoor
Correspondendo a uma forte expectativa de evasão dos centros urbanos, a
versão Outdoor beneficia de um estilo personalizado e de ligações ao solo
específicas e adequadas à sua vocação de circular fora das vias asfaltadas.
Elementos específicos de carroçaria sublinham o carácter ‘aventureiro’ do
veículo, enquanto que as ligações ao solo mais elevadas lhe garantem o
acesso a estradas ou caminhos degradados.
4/13
Uma personalidade atraente e dinâmica
O Partner Tepee tem um estilo muito expressivo que se baseia em linhas
harmoniosas e fluidas. Ao primeiro olhar, a silhueta revela uma excelente
impressão de segurança, propícia a longos e serenos trajectos em família.
O estilo moderno e dinâmico que caracteriza o Partner Tepee declina-se em
diferentes variantes, graças a elementos de carroçaria que permitem
personalizar o veículo em função dos níveis de equipamento.
O design conseguido e o sentido do detalhe constituem a expressão do
cuidado com que os estilistas conceberam uma viatura muito agradável de
viver. Estes realizaram uma zona dianteira característica da Marca,
desenhando uma grelha muito aberta, contornada por um amplo párachoques
envolvente. O bloco óptico, moderno e de grandes dimensões, com
faróis estirados, determina o «olhar» do veículo e afirma o seu carácter. O
grande emblema do Leão surge sobre o «nariz» do capot, à imagem das
últimas criações da Marca, definindo, pela sua forma em V, as linhas do
próprio capot.
A ligação harmoniosa, sem rupturas, entre a zona dianteira e a traseira da
viatura é obtida através de uma linha de carroçaria que parte da zona inferior
do guarda-lamas dianteiro, sobe ao longo dos arcos de roda muito
arredondados e continua sobre os montantes do pára-brisas avançado.
A grande luminosidade do habitáculo sugerida por este pára-brisas é
confirmada pelo tratamento dos flancos do Partner Tepee, nos quais as
superfícies vidradas ocupam um papel muito importante. O desenho
‘simétrico invertido’ dos vidros dianteiros e traseiros contribui plenamente
para a silhueta moderna e activa deste novo ludospace da Peugeot.
De notar a boa integração abaixo das custódias das calhas de deslizamento
da porta lateral de correr, testemunho da atenção consagrada pelos estilistas
ao tratamento de cada detalhe. É também este o caso dos frisos de
protecção, desenhados em harmonia com a linha dos vidros.
A traseira revela uma tampa de mala vidrada, ligeiramente abaulada, que
permite um bom acesso à bagageira. Os farolins, colocados em posição
elevada para assegurar a protecção contra os pequenos choques, têm uma
forma longitudinal, permitindo a maior abertura possível da tampa da mala,
uma facilidade adicional para as manobras do dia-a-dia.
O pára-choques traseiro declina-se de várias formas, podendo, na
versão Outdoor, receber uma guarnição para protecção da parte inferior.
O Partner Tepee possui dimensões compactas, comparáveis com as de uma
berlina de gama média. Caracteriza-se por um comprimento de 4,38 m,
uma largura de carroçaria de 1,81 m e por uma altura de 1,80 m.
5/13
Interior prático dotado de uma grande habitabilidade
O estilo interior é tranquilizador, em função do aspecto sólido do painel de
bordo e dos comandos, da cuidada ergonomia e da hábil disposição dos
numerosos espaços de arrumação presentes no habitáculo.
O painel de bordo, com a consola central larga e alta, contribui para o
sentimento de segurança e de bem-estar que reina a bordo do Partner Tepee.
O contacto com o veículo é fácil, os mostradores do painel de instrumentos
são legíveis e cada comando fica naturalmente ao alcance da mão. Os visores
e os botões encontram-se localizados de forma ideal na consola central, o
mesmo acontecendo com a alavanca de comando da caixa de velocidades
implantada no painel de bordo.
O posto de condução é, pois, prático, mas também elegante, graças à
animação criada pelas seis aberturas circulares (ventiladores e espaços de
arrumação) situados em torno da consola e nas extremidades do painel. Este
toque redondo e moderno, que rompe com o quadro estruturado da consola
central, afirma a personalidade do estilo interior.
O conforto dos ocupantes é outra das prioridades que guiaram os estilistas.
À frente, os bancos são confortáveis e oferecem um bom apoio lateral. O
condutor poderá regular o assento em altura e, graças ao volante
regulável em altura e profundidade, encontrará sempre a sua posição de
condução ideal.
Independentemente da sua envergadura, todos os ocupantes se sentirão à
vontade no interior do Partner Tepee. Com efeito, à frente, a distância ao
tejadilho eleva-se a 1,02 m e a largura ao nível dos cotovelos é de
1,48 m.
Para os três passageiros de trás, instalados 20 mm mais altos por
comparação com os bancos da frente, a distância ao tejadilho é de 0,99
m e a largura ao nível dos cotovelos de 1,49 m. O espaço para os joelhos
é também assinalável: 245 mm entre os bancos da frente e os joelhos dos
passageiros de trás.
Finalmente, o comprimento habitável, medido do pedal do acelerador ao
encosto do banco traseiro, é de 1,72 m.
O Partner Tepee tem o comprimento de uma berlina média, mas oferece, em
qualquer dos lugares, uma habitabilidade de nível superior. Este facto
conjuga-se com uma enorme acessibilidade aos lugares traseiros, graças às
duas portas laterais de correr.
6/13
3 bancos traseiros individuais
para maior modularidade
O Partner Tepee possui, de série, um banco traseiro fraccionável 2/3 –
1/3, rebatível e extraível. Deste modo, é possível retirar parte ou a
totalidade do banco traseiro para adaptar o interior do veículo às
necessidades dos seus utilizadores.
Para aumentar ainda mais a modularidade do Partner Tepee, encontra-se
disponível uma configuração com três bancos individuais. Equipado com
um apoio de cabeça do tipo «vírgula» e com um encosto inclinável, cada
banco pode ser facilmente rebatido ou extraído.
O banco central dispõe de uma estrutura que integra dois porta-copos. Uma
vez rebatido, este banco pode servir de apoio entre os dois bancos laterais. A
isto juntam-se ainda as prateleiras do tipo avião colocadas nas costas dos
bancos da frente. Este equipamento, inovador e exclusivo no segmento do
Partner Tepee, permite modular o interior da viatura, adaptando-o a múltiplas
utilizações.
Abundância de espaços para arrumação
Destinado a uma utilização familiar ou orientado para o lazer, o Partner Tepee
dispõe no habitáculo de espaços para arrumação em todos os locais em que
tal seria possível. Estes espaços abertos, fechados ou, até mesmo,
escondidos sob os bancos, irão encantar os mais e os menos jovens. Sempre
ao alcance da mão, os espaços disponíveis no painel de bordo, com uma
capacidade total de 12 litros, evitam a necessidade de ir à bagageira procurar
pequenos objectos do dia-a-dia. Deste modo, é possível alojar objectos nos
seguintes locais:
· Um porta-luvas na parte superior, por trás do volante,
· Um porta-luvas aberto ou fechado e podendo ser refrigerado, em
função das versões,
· Um espaço lateral na consola central baixa, do lado do passageiro,
· Uma caixa de formato ISO com tapete, com a presença do carregador
de CD,
· Dois espaços dispostos abaixo dos ventiladores da parte central do
painel de bordo,
· Um cinzeiro amovível.
Os passageiros da frente dispõem de um espaço de arrumação com a
capacidade de 12,5 litros, localizado sob o tejadilho, no qual é possível
colocar vários objectos ou documentos.
Os ocupantes podem também utilizar as bolsas rígidas das portas para
colocar uma garrafa de 1,5 litros e um copo.
A base do travão de mão foi tratada de forma a oferecer dois porta-copos
acessíveis aos passageiros de trás. Em opção, é possível instalar neste local
uma consola central fechada, com um volume adicional de 13 litros.
7/13
Para os passageiros de trás foram previstos espaços no piso, disponíveis em
função das versões, com um conteúdo unitário de 7 litros.
Finalmente, um pequeno espaço existente nas portas laterais de correr
encontra-se igualmente acessível aos passageiros de trás.
Design, luminosidade e engenhosos espaços para
arrumação com o tejadilho Zénith
Com um design forte e original, o novo tejadilho Zénith permite ampliar o
conforto, as vantagens de ordem prática e o bem-estar a bordo do Partner
Tepee. Trata-se de um verdadeiro prolongamento do espaço de vida!
Compõe-se de espaços que exploram de forma inteligente a zona
disponível abaixo do tejadilho e de quatro vidros de grande dimensão
situados ao nível do tejadilho. Estes vidros proporcionam uma grande
luminosidade ao habitáculo e aumentam a visibilidade exterior.
As crianças, sentadas na traseira, apreciarão o facto de verem desfilar a
paisagem sobre as suas cabeças! Com o tejadilho Zénith, a viagem no
Partner Tepee será para elas ainda mais agradável e lúdica.
Os espaços propostos com o tejadilho Zénith são múltiplos – cerca de 80
litros de espaços suplementares oferecidos ao nível do tejadilho –
podendo os ocupantes utilizar:
· Um espaço transversal
· Um espaço central à frente
· Um espaço central na traseira, de fundo translúcido
· Um volume traseiro de acesso duplo (a partir dos bancos de trás ou do
exterior, com a tampa da mala aberta).
Na parte alta encontram-se dispostos três ventiladores traseiros, de forma
circular e elegante, acompanhados por um perfumador de ambiente que
contribui para a sensação de bem-estar a bordo.
No exterior, as barras de tecto, específicas do tejadilho Zénith, vêm
completar este equipamento. Em função das necessidades, estas barras
podem ser dispostas longitudinal ou transversalmente, o que permite uma
modularidade ainda maior.
Um volume de bagageira consequente para todas
as malas da família e os seus equipamentos de lazer
O compartimento de bagagens do novo Partner Tepee apresenta um grande
volume: 505 dm3 abaixo da chapeleira (norma VDA). Se quisermos
transportar objectos mais volumosos, é possível, utilizando a modularidade
do banco traseiro, aumentar a capacidade da bagageira até 3.000 litros! É
mais do que o necessário para transportar bicicletas BTT!
8/13
Para os amadores de surf ou de pranchas de qualquer género, é possível
equipar o Partner Tepee com uma engenhosa galeria interior, que explora a
boa altura da parte traseira do habitáculo e a zona central do espaço de
arrumação sob o tejadilho, acessível a partir do compartimento de bagagens.
Deste modo, é possível transportar objectos com quase 3 m de comprimento!
A forma cúbica da bagageira e o limiar de carga de apenas 582 mm
permitem fáceis operações de carga num espaço bem protegido, uma vez que
o piso e as paredes laterais são integralmente revestidos por protecções.
Uma chapeleira rígida oculta o conteúdo do compartimento de bagagens,
mantendo-o ao abrigo dos olhares indiscretos.
Uma estrutura da mais recente geração
para um máximo de segurança dos passageiros
O Partner Tepee é um veículo de lazer fácil de conduzir e seguro que utiliza a
plataforma 2 do grupo PSA Peugeot Citroën. Reconhecida pelas suas
prestações, esta estrutura assegura, graças à sua importante rigidez, um
elevado nível de segurança e um comportamento em estrada de grande
qualidade.
Em matéria de segurança passiva, a viatura beneficia de uma tripla via de
esforço (baixa, média e alta) para repartir melhor a energia na
eventualidade de uma colisão frontal e preservar o habitáculo. Através de
dois prolongamentos no berço, a via baixa desdobra a acção da clássica via
média, um princípio que deriva da tecnologia 407.
A terceira via de esforço, na zona mais elevada, apoia-se sobre reforços
localizados na parte superior dos guarda-lamas, os quais vão conduzir a
energia resultante da colisão e ainda não dissipada para os montantes do
pára-brisas e para a espessura das portas.
A protecção dos peões foi também estudada, nomeadamente ao nível da via
de esforço baixa.
No caso de uma colisão lateral, a protecção dos ocupantes é assegurada pelo
pilar central reforçado, pelo reforço diagonal, pelos paddings das portas e
pela estrutura dos bancos, concebida para absorver uma parte da energia
resultante da colisão.
Um comportamento dinâmico de primeira ordem
Para transportar a família com total segurança, o Partner Tepee recebe
ligações ao solo da última geração, que lhe asseguram um comportamento
dinâmico e seguro, independentemente das condições da estrada.
O trem dianteiro é do tipo pseudo Mac Pherson, composto por braços
inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma
barra estabilizadora.
9/13
O trem traseiro é composto por uma travessa deformável associada a molas
helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Foi realizado um
trabalho importante ao nível da implantação oblíqua dos amortecedores, para
preservar o volume interior útil. Este posicionamento permite limitar o espaço
ocupado pelas cavas de roda na bagageira e beneficiar de um volume mais
importante.
O Partner Tepee oferece um comportamento seguro e manobra-se sem
dificuldade, graças aos dois tipos de direcção assistida, propostos em
função das motorizações.
Em qualquer dos casos, a assistência é variável. Com os motores 1.6 HDi de
75 e 90 cv, trata-se de uma bomba associada, de débito em queda, que
modula a assistência em função do regime do motor. Com as restantes
motorizações – as versões HDi FAP – é um grupo electro-bomba que, tendo
em conta a velocidade de deslocação e a velocidade de rotação do volante,
faz variar electricamente a assistência da direcção.
Em matéria de travagem, o novo Partner é equipado com quatro travões de
disco para assegurar uma prestação eficaz independentemente das condições
de utilização. Os discos da frente são ventilados e apresentam dimensões
de 283x26 mm. Os discos traseiros são maciços de 268x12 mm.
Para maior eficácia de travagem, o veículo é equipado de série com um ABS
com repartidor electrónico de travagem e, ainda, com um sistema de
ajuda à travagem de emergência.
O acendimento automático dos quatro piscas no caso de uma forte
desaceleração está também presente no sistema ABS, permitindo limitar os
riscos de colisão durante uma travagem forte ou de urgência.
O ESP encontra-se disponível, em opção, com qualquer das motorizações,
associado a um sistema de anti-patinagem ASR e a uma função de ajuda
ao arranque em declive.
Em função das versões, os pneus podem ter uma dimensão 205/65R15 ou
215/55R16. Estes últimos podem ser, se tal for desejo do cliente, montados
em jantes de liga leve.
Para a traseira, foram concebidas uma trave e peças na zona inferior da
carroçaria, destinadas a deformarem-se progressivamente no caso de um
choque, limitando, deste modo, os custos de reparação.
Uma vasta gama de motores dinâmicos e económicos
No Partner Tepee são propostas quatro motorizações diesel (1.6 HDi de 75
e 90 cv, e 1.6 HDi FAP de 90 e 110 cv). Esta larga escolha permite
responder a qualquer exigência.
10/13
O novo ludospace da Peugeot será capaz de evoluir sem problemas em
qualquer tipo de terreno, preservando a natureza graças ao rendimento
ecológico favorável das suas modernas motorizações.
Os consumos são limitados e os dois motores com filtro de partículas
aditivado (FAP) – 1.6 HDi de 90 cv e 1.6 HDi de 110 cv – permitem um
respeito pelo ambiente ainda maior.
Diesel
Motores
1.6 HDi
55 kW
75 cv
1.6 HDi
*
66 kW
90 cv
1.6 HDi
FAP
80 kW
110 cv
Cilindrada (cm3) 1560 1560 1560
Número de cilindros 4 4 4
Número de válvulas 16 16 16
Potência máxima
55 kW a
4000 rpm
66 kW a
4000 rpm
80 kW a
4000 rpm
Binário máximo
* : com overboost
185 Nm a
1750 rpm
215 Nm a
1750 rpm
240 /
254* Nm
a 2000
rpm
Injecção
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Directa
‘Common
Rail’
1600 bar
Sobre alimentação
Turbo de
geometria
fixa
Turbo de
geometria
fixa
Turbo de
geometria
variável
Tipo de caixa
Manual de
5 velocid.
Manual de
5 velocid.
Manual
de 5
velocid.
*: existe também na versão 1.6 HDi FAP 66 kW (90 cv) com turbo de
geometria variável e função overboost.
11/13
Conduzir com toda a segurança
Em complemento da eficaz estrutura reforçada, o Peugeot Tepee dedica toda
a atenção à segurança dos seus ocupantes, propondo, nomeadamente, até
seis airbags.
À frente, estão presentes dois airbags, podendo o do passageiro ser desligado
para permitir a instalação de um banco de criança.
Face a uma colisão lateral, os ocupantes serão protegidos por dois airbags
laterais toráxicos e dois airbags do tipo «cortina».
Todos os bancos recebem cintos de segurança com três pontos de fixação e
os cintos da frente dispõem de uma regulação em altura. Tendo em vista as
crianças, o banco do passageiro da frente e os lugares laterais traseiros são
equipados com fixações Isofix de três pontos de ancoramento. A segurança
dos mais pequenos está, pois, assegurada!
Um avisador luminoso associado a um alerta sonoro informam quando o cinto
de segurança do condutor não se encontra fechado.
No Partner Tepee, o condutor beneficia de vários sistemas destinados a
limitar o risco de acidente, entre os quais a ‘detecção de baixa pressão ou
furo’ com sensores localizados em cada uma das rodas. O dispositivo mede
as variações de pressão e de temperatura interna dos pneus, de modo a
poder localizar automaticamente uma roda defeituosa. A informação é
comunicada ao condutor por meio de uma mensagem visual no painel de
bordo e de um alerta sonoro.
Para além da segurança que daqui resulta, o controlo permanente e as
correcções de pressão que o sistema induz optimizam o ruído de rolamento, o
consumo e o desgaste dos pneus.
Entre as opções, está também disponível um limitador / regulador de
velocidade. O sistema é accionado de forma muito simples através de
comandos localizados sob o volante, permitindo não ultrapassar uma
velocidade escolhida ou fixar a velocidade que se pretende utilizar.
Bem-estar e conforto a bordo para todos os ocupantes
Graças aos equipamentos de conforto propostos, os passageiros do Partner
Tepee viajarão em excelentes condições.
Todos os ocupantes beneficiam do mesmo conforto térmico, devido às
condutas que difundem o ar do sistema de aquecimento de forma harmoniosa
entre a frente e a traseira. Nos veículos equipados com o tejadilho Zénith, o
dispositivo é completado por um sistema de aspiração e redistribuição do ar
para a traseira, o qual permite a ventilação da fila de trás através de três
ventiladores situados à altura do tejadilho.
12/13
Para refrescar o habitáculo encontra-se disponível, em opção ou de série, um
ar condicionado manual com reciclagem do ar interior. É também possível
optar por um ar condicionado automático bi-zona, um equipamento raro
neste segmento e sedutor para os passageiros que desejam uma temperatura
precisa e personalizada.
Confortavelmente instalados, os passageiros Tepee poderão apreciar
plenamente os equipamentos multimédia propostos em opção, a começar
pelo auto-rádio mono CD RD4 compatível com MP3, com uma potência
de 4 x 35 W. Este dispositivo pode ser completado por um carregador de 5
CD ou por um kit de mãos livres Bluetooth. Este último é gerido através dos
comandos áudio localizados sob o volante e utiliza um microfone integrado na
consola do tejadilho. As conversações telefónicas são difundidas por
intermédio do sistema áudio do veículo.
O Partner Tepee é um veículo agradável de viver e fácil de conduzir.
Numerosos equipamentos tornam a condução diária verdadeiramente mais
agradável.
· A ajuda ao estacionamento traseiro previne o condutor, através
de um alerta sonoro, associado em algumas versões a uma
informação visual no écran multifunções, da aproximação de um
obstáculo. Esta função opcional pode ser desactivada através de um
comando existente na fachada técnica.
· Finalmente, para proteger os retrovisores contra um eventual
choque durante o estacionamento ou para facilitar o acesso a bordo
em determinadas situações, é possível rebater electricamente os
retrovisores exteriores. Esta prestação opcional pode ser activada
manualmente pelo comando específico junto aos comandos do
elevador eléctrico dos vidros ou de forma automática aquando da
abertura / fecho das portas com o telecomando.
Partner Tepee Outdoor:
para os que apreciam a aventura para lá do asfalto
A denominação Outdoor, terminologia transversal no seio da gama Peugeot,
designa uma versão de características ‘todo o caminho’. Correspondendo a
uma expectativa já existente em numerosos mercados, esta versão beneficia
de um estilo e de ligações ao solo específicas, em adequação com a sua
vocação de circular fora dos caminhos asfaltados.
Do ponto de vista dinâmico, as especificidades do Partner Tepee Outdoor
compõem-se de:
· Suspensões sobre-elevadas, com um aumento da distância ao
solo de 10 mm
· Pneus específicos 215/55 R16
· Protecção em aço sob o motor.
13/13
Estas especificidades permitem ao Partner Tepee Outdoor utilizar estradas ou
caminhos degradados e atingir facilmente espaços naturais ou de lazer.
A adaptação das ligações ao solo é acompanhada por uma personalização de
estilo, afirmando o carácter ‘aventureiro’ desta versão.
Elementos da carroçaria que contribuem para este estilo específico:
· um enquadramento completo em torno da entrada de ar de cor
cinzento metalizado
· contornos cromados dos faróis de nevoeiro
· reforço da zona inferior da carroçaria
· guarnição inferior traseira específica de cor cinzento metalizado
Finalmente, os pára-choques são pintados em preto, enquanto que as barras
longitudinais de tejadilho, equipamento de série, completam a forte
personalização do Partner Tepee Outdoor.
Uma manutenção simplificada e económica
O Partner Tepee é um automóvel simples e de manutenção económica. Para
reduzir ao máximo os custos, foi aplicada a noção de coerência de
manutenção. Uma vez que os intervalos de mudança de óleo e de
manutenção do veículo se encontram associados, a duração de vida dos
elementos envolvidos (filtro de ar, filtro de pólens, velas, filtro de gasóleo,
pastilhas de travão, …) foi adaptada à periodicidade de manutenção.
A periodicidade das revisões foi fixada em 20.000 km ou 2 anos para os
motores diesel e em 30.000 km ou 2 anos para os motores a gasolina.
A correia de distribuição é substituída aos 240.000 km nas motorizações
diesel e aos 160.000 km nas motorizações a gasolina.

Comentários

Mensagens populares