segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Poder de sedução mais acessível

Símbolo do prazer de condução em estado puro, segundo a Peugeot,
o 407 Coupé acaba de receber o motor 2.0 HDi FAP de 136 cv.
Veículo topo de gama, de estilo exclusivo e muito valorizante, o
Coupé da Peugeot passa agora a contar com esta nova motorização
HDi, que em Portugal está disponível por 40.980 €, sendo por isso
particularmente indicada para seduzir uma clientela mais alargada.
Desde o lançamento do 407 Coupé em Portugal, em finais de 2005, o
motor V6 HDi FAP representou sempre a “parte de leão” do mix de vendas
(93 %), traduzindo assim a forte expectativa dos clientes de coupés topo
de gama, que querem ver associado o conceito de exclusividade aos
benefícios dos motores diesel HDi (prestações dinâmicas de primeira ordem
e custos controlados).
A partir de agora a gama diesel do 407 Coupé passa a contar com um
segundo motor, o 2.0 HDi FAP, associado a uma caixa de velocidades
manual de 6 relações, que desenvolve uma potência máxima de 136 cv
(100 Kw) e um binário máximo de 320 Nm, que pode atingir 340 Nm
com o overboost.
Com o seu binário generoso, disponível desde os mais baixos regimes, e a
potência plenamente satisfatória, o 2.0 HDi combina perfeitamente com as
prestações dinâmicas de alto nível oferecidas pelo chassis e as ligações ao
solo do 407 Coupé.
Eficaz na estrada, este Coupé reivindica também uma excelente eficácia
ambiental no seu segmento. O conteúdo tecnológico do motor e a
consequente disponibilidade de binário a baixo regime permitem um
consumo de combustível controlado, 5,9 litros/100 km em ciclo misto, o
que representa 156g/km de emissões de CO2.
Deste modo, o motor 2.0 HDi FAP 136 cv permite ao 407 Coupé garantir
uma excelente síntese entre o preço de venda, os custos de utilização e as
prestações de topo do veículo.
2/5
Além disso, o cliente beneficia ainda do espírito “Grande Turismo
quotidiano” do 407 Coupé, pelo seu estilo estatutário e pleno de raça, o
comportamento de referência, o conforto de alto nível, e a qualidade de vida
a bordo particularmente refinada.
Comportamento dinâmico
O motor 2.0 HDi confere ao 407 Coupé boas recuperações, suavidade a
baixo regime e um prazer de condução apreciáveis. Apenas com o condutor
a bordo, bastam 32 segundos para percorrer os 1000 m de arranque,
e a recuperação de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade faz-se em 10,1
segundos. A velocidade máxima, atingida em 6ª velocidade, é de 208
km/h.
Principais características técnicas
407 Coupé
MOTOR DW10BTED4-Euro4
Cilindrada (cm3) 1.997
Potência máxima em kW (cv) / regime (rpm) 100 (136) / 4.000
Binário máximo (Nm) / regime (rpm) 320-340* / 2.000
PNEUS
Dimensões 215 / 55 R17W
Perímetro de rolamento (m) 2,037
TRANSMISSÃO
Caixa de velocidades ML6C/L
Relação final 17/71
Descida -
Velocidade (km/h) por 1.000 rpm em 1ª 8,57
em 2ª 16,42
em 3ª 26,10
em 4ª 36,79
em 5ª 45,23
em 6ª 54,75
PERFORMANCES
Velocidade máxima (km/h) 208
Acelerações (só com o condutor / ½ carga útil):
0 – 400 m (s) 17,2 / 17,7
0 – 1.000 m (s) 32,0 / 32,8
0 – 100 km/h (s) 10,1 / 11,0
Recuperações (só com o condutor / ½ carga útil):
80 – 120 km/h em 5ª (s) 10,1 / 11,3
80 – 120 km/h em 6ª (s) 14,0 / 16,0
CONSUMOS (l/100 km – g/km)
ECE (consumo urbano) 7,8
EUDC (consumo extra urbano) 4,8
Misto 5,9
CO2 (g/km) 156
PESO
Em vazio – atestado (kg) 1.575
3/5
Ligações ao solo
O 407 Coupé é unanimemente apreciado pelo comportamento seguro em
estrada, que transmite confiança, proporciona prazer de condução e uma
segurança de elevado nível:
· O trem dianteiro, do tipo duplo triângulo de articulação desalinhada,
contribui para uma excelente precisão da direcção,
· O trem traseiro multibraço garante um comportamento rigoroso de
cada roda, independentemente das circunstâncias.
Estes dois trens utilizam uma elevada proporção de alumínio, determinante
para as suas performances mecânicas e para o seu reduzido peso. Assim
sendo, as únicas evoluções que houve necessidade de realizar na adaptação
do motor 2.0 HDi envolveram as alturas das molas em vazio, que foram
adaptadas ao novo peso do veículo, de modo a manter a mesma atitude do
automóvel em andamento.
O 407 Coupé 2.0 HDi é equipado com jantes de alumínio de 17” e pneus
215/55 R17W.
A travagem, largamente dimensionada, recorre, como acontece em toda a
gama, a discos de 330 x 30 mm à frente e 290 x 12 mm atrás.
O dispositivo é completado por um sistema de anti-blocagem de rodas, por
uma repartição electrónica de travagem com gestão roda por roda e por
uma assistência à travagem de emergência. Um sistema ESP (Electronic
Stability Program) de última geração corrige qualquer indício de subviragem
ou de sobre-viragem.
No que respeita à direcção, a definição dos parâmetros do grupo electrobomba
hidráulica que garante a assistência variável, considera as novas
características do veículo para garantir uma precisão e um conforto de
utilização de primeira ordem.
Equipamento topo de gama
Como se espera de um Coupé topo de gama, e à semelhança das outras
propostas, a versão animada pelo motor 2.0 HDi também presta grande
atenção ao nível de equipamento, que é muito completo, e não descura
nenhum detalhe que proporcione segurança, conforto e qualidade de vida a
bordo.
Entre outros, o 407 Coupé 2.0 HDi oferece os seguintes equipamentos de
série:
Segurança:
- Abertura eléctrica do tampão do combustível
- ABS com repartidor electrónico de travagem (REF)
- ESP de última geração com gestão integral de travagem por roda
- Sistema de travagem de emergência (AFU)
4/5
- Acendimento automático dos sinalizadores de emergência
- 7 airbags:
 2 airbags frontais adaptativos, sendo o do passageiro
neutralizável por chave
 2 airbags laterais dianteiros
 2 airbags tipo cortina
 airbag da coluna direcção
- Cintos de segurança dianteiros, reguláveis em altura, com pré-tensores
pirotécnicos, limitadores de esforço e testemunho de não fixação visual
e sonora
- Cintos de segurança traseiros com três pontos de fixação, enrolador e
limitador de esforço.
- Fixações Isofix nos dois lugares traseiros
Exterior
- Faróis de Xénon com correcção automática da altura dos faróis
- Jantes em liga leve de 17’’
- Lava-faróis de alta pressão
- Limpa-vidros dianteiro automático
- Ponteira de escape cromada
- Regulador e limitador de velocidade
- Retrovisores rebatíveis electricamente
- Sensor de baixa pressão dos pneus ou furo
- Sistema de ajuda ao estacionamento atrás
Interior:
- Apoio de braços central à frente, em couro, regulável em altura, com
compartimento
- Apoio de braços central atrás
- Ar condicionado automático bi-zona com saída de ventilação traseira
- Auto-rádio RD4 mono CD frontal, leitor de MP3, 6 altifalantes e
comandos sob o volante
- Decoração interior em alumínio
- Hi-Fi JBL: amplificador, 240 Watts, 8 canais, equalizador, 10
altifalantes (incluindo 2 subwoofers)
- Luzes de cortesia à frente e atrás, com temporizador progressivo e
regressivo
- Painel de instrumentos com 5 mostradores com aro cromado e ecrã
digital
- Porta-luvas refrigerado, iluminado e com fechadura
Punho e fole da alavanca de velocidades em couro
- Retrovisor interior electrocromático
- Volante desportivo de 3 raios, em couro, perfurado nas laterais,
regulável em altura e profundidade
Entre as opções disponíveis, destaca-se o Kit mãos-livres Bluetooth, o
Sistema de Navegação a Cores RT4 (inclui: Rádio-telefone com sistema
mãos-livres + navegação + leitor de CD e MP3 + ecrã a cores 16/9 + disco
rígido 30 GB + cartografia Europa + Função Jukebox + retrovisor interior
5/5
electrocromático), o Tecto de abrir com comando eléctrico e o Pack
Couro: Estofos em couro + Bancos dianteiros com regulação eléctrica (com
memória condutor) e aquecidos + retrovisores indexados à marcha atrás
(com memória).
Preço
O 407 Coupé 2.0 HDi FAP de 136 cv é, a partir de agora, a versão mais
acessível do Coupé da Peugeot. Aliás, o preço proposto de 40.980 €
constitui a notícia mais importante para os clientes apreciadores do estilo
Coupé, que assim passam a aceder a uma versão respectivamente mais
económica 26.370 € do que a animada pelo motor V6 2.7 HDi e 1.975 €
do que o irmão alimentado pelo motor 2.2 i a gasolina.

Sem comentários: