Peugeot 308: Naturalmente seguro

A nova berlina Peugeot 308, que será lançada em Portugal no próximo mês, reivindica argumentos muito sólidos ao nível da segurança, para além de uma qualidade de alto nível, um habitáculo distinto e motorizações de elevado rendimento e
respeitadoras do ambiente.

O EuroNCAP acaba de fazer a sua avaliação sobre o 308 e atribuiu-lhe 5 estrelas nos testes de protecção de adultos, 4 estrelas nos testes de protecção de crianças e 3 estrelas nos testes de protecção de peões.

Estes resultados concretizam a eficácia de uma estrutura concebida para resistir, absorver e dissipar o melhor possível a energia resultante de colisões frontais e laterais, assim como dos dispositivos de protecção(airbags, cintos, assentos...) que retêm e protegem ao máximo os ocupantes.

A Peugeot colocou no 308 todos os ingredientes para dotar este novo modelo de um elevado nível de segurança. Para atingir estes resultados, o 308 integra particularmente uma tripla via de repartição de esforços à frente. Uma via baixa vem assim desdobrar a clássica via alta (princípio proveniente da tecnologia do 407), ao passo que uma terceira via, situada por cima das cavas das rodas à frente, vai permitir uma repartição ideal dos esforços. Assim, em caso de colisão frontal, a energia é dissipada em 3/5 pela via principal, em 1/5 pela via baixa e em 1/5 pela
terceira via.

Para proteger o melhor possível os ocupantes no caso de uma colisão lateral, o pilar central foi concebido com uma técnica chamada “multicamada”.

O pilar central é na realidade constituído por três espessuras de chapa, duas das quais são do tipo “limite elástico muito elevado”. As portas são, também elas, munidas de reforços laterais em alumínio e esticadores.

Por fim, ao nível da soleira da mala, foi integrada uma viga em liga de alumínio para absorver as colisões e diminuir as consequências sobre a carroçaria.

Em complemento do desempenho da estrutura, numerosos dispositivos permitem reter e proteger os corpos:

- até 9 airbags - airbags frontais, laterais à frente para o tórax e a bacia,airbag da coluna de direcção para os membros inferiores do condutor,airbags de cortina para a cabeça dos passageiros à frente e atrás, airbags laterais atrás;

- apoios de cabeça à frente em forma de “carteira” que optimizam o contacto com a cabeça em caso de colisão e cuja concepção, associada à dos bancos, permite limitar as consequências de uma colisão traseira (“chicotada”);

- um sistema anti-afundamento traseiro, que permite reter o banco e mantê-lo fixo ao piso.

- cintos de segurança com controlo do fecho e abertura.

Para instalar cadeiras de criança, o 308 é concebido com três lugares Isofix (com 3 pontos de fixação): um no lugar do passageiro à frente e dois nos lugares laterais atrás.

Esta segurança “passiva” (ou secundária) complementa uma segurança primária exemplar. Com efeito, a rigidez da carroçaria, as ligações ao solo e as ajudas electrónicas do 308 conferem-lhe um comportamento em estrada de referência na sua categoria. O 308 pode igualmente dispor de equipamentos tecnológicos (sistema de Alerta de Transposição Involuntária de Linha (AFIL), faróis bi-xénon direccionais) bem como ajudas de condução que acrescentam o potencial de controlo do veículo.

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