Cuidar dos pneus do seu carro

Os pneus são provavelmente as peças mais importantes do seu carro, visto terem uma grande influência não só na condução mas também na travagem e na aceleração. Só para ter uma ideia, o contacto máximo que o pneu tem com a estrada, em cada momento, não é mais do que o tamanho da palma da sua mão.

Tipos de pneus:

Existem dois tipos de pneus que podem ser usados – pneus com recortes radiais e pneus com recortes horizontais (apesar da maioria dos carros modernos estarem apetrechados com pneus com recortes radiais). Ao mudar de pneus, verifique que são todos do mesmo tipo.

Pressão do pneus:

A pressão dos pneus deverá ser verificada semanalmente e sempre com os pneus frios.
Conduzir com os pneus com a pressão errada, faz com que o contacto entre os pneus e a estrada se torne irregular, aumentando o desgaste dos pneus principalmente durante as travagens e acelerações e a velocidades mais elevadas.
Com a pressão dos pneus abaixo da recomendada, aumenta o consumo de combustível e a poluição. A pressão acima da recomendada, reduz a aderência dos pneus à estrada, fazendo com que a condução se torne desconfortável.
Não se esqueça de verificar também o pneu suplente!!!

Os recortes:

Os recortes do pneu devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade. Deverá verificar se o pneu tem cortes, rasgos ou bolhas. Ao conduzir com recortes inferiores aos acima indicados poderá incorrer a uma coima.
Verifique no manual do fabricante o tipo de pneu e as pressões recomendadas.

Mudar o pneu em caso de furo:

Antes de mais retire o pneu suplente, o macaco e a "chave de porcas" da bagageira. Posicione o macaco, e afrouxe as porcas antes de elevar o carro. Eleve o carro utilizando o macaco, desaparafuse o restante e retire o pneu. Coloque o pneu suplente e aparafuse um pouco as porcas. Abaixe o carro, aparafuse o restante das porcas o mais que poder. Guarde o pneu, o macaco e a "chave de porcas".
Manda arranjar o suplente assim que possível, não vá ter o azar de ter outro furo entretanto!

Comentários

Hola.
Caro señor Eduardo, soy muy grato por su indicación onde mi persona pode con satisfación encontrar Hidratante para Bancos del Couro. Visitei sitio indicado por su persona: www.wglcar.com.br y conprey no apenas o Hidratante para Bancos del Couro, conprey también la Cera Brilho espelhado y desodorizante Carro nuevo. caro señor Eduardo, muchas gracias por su indicación. estoy muy satisfeito con gran qualidad del produtos.

saludo,
esteban crustille
cordoba
Comentador.pt disse…
Estes vossos guias são impecáveis! No entanto e ao invés de comprarmos no Brasil há outras soluções para reparação de pneus . Esses hidratantes são comuns por cá, pelo menos em Portugal.

Mensagens populares