Grupo PSA premiado com o título de Motor Internacional do ano 2007 na categoria 1.4 – 1.8


O motor a gasolina 1.6 Turbo Injecção Directa, de 4 cilindros, desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën, em cooperação com o Grupo BMW, acaba de ser eleito o Motor Internacional do ano 2007, na categoria dos motores entre 1.4 e 1.8 l de cilindrada. Este prémio sublinha a qualidade dos motores a gasolina de nova geração da PSA Peugeot Citroën e o sucesso da estratégia de cooperações do Grupo.

Avaliado por um painel internacional de 62 reconhecidos jornalistas do sector automóvel, o prémio de Motor Internacional do Ano é um dos galardões mais desejados pelos fabricantes de automóveis. O júri estabelece a sua classificação, após testes de condução dos últimos modelos para identificar quais os motores que oferecem o maior prazer de condução, as melhores performances, o melhor controlo dos consumos e a utilização de tecnologias de ponta.

Com 71 motores em competição, a categoria mais concorrida é a dos motores com cilindradas entre 1.4 e 1.8, à semelhança dos segmentos B e M1 que continuam a crescer na Europa. O motor desenvolvido em parceria pela PSA Peugeot Citroën e o Grupo BMW foi o grande vencedor da categoria, com um total de 273 pontos. Arrecadou ainda o terceiro lugar na categoria de “Melhor Novo Motor”.

Equipando actualmente a gama 207, nas silhuetas de 3, 5 portas, Coupé Cabriolet, e o Mini Cooper S, o motor está previsto para outros modelos compactos da Peugeot e da Citroën. Inicialmente foi desenvolvido em paralelo com o bloco atmosférico 1.6 de 120 cv e integra uma família completa de motores, cujas potências irão variar entre os 90 e 175 cavalos.

Anunciada em Julho de 2002, a cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e o Grupo BMW apoiou-se nas forças e competências de cada parceiro para resolver com sucesso a equação económica entre a introdução de tecnologias de motores avançadas em segmentos de mercado onde a pressão sobre os custos é extremamente forte.

Os componentes principais destes motores são fabricados na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Douvrin, que beneficiou de um investimento de 330 milhões de Euros para a construção destes motores. A montagem final realiza-se em Douvrin para os modelos da Peugeot e Citroën e na fábrica da BMW de Hams Hall, na Grande Bretanha, para a MINI.

Comentários

Mensagens populares